Somos Arte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

0048. A LOCALIZAÇÃO DAS CORES NO CÉREBRO.

A LOCALIZAÇÃO DAS CORES NO CÉREBRO.

Contanto que haja luz suficiente para que se percebam as cores, os cientistas também nos dizem que a reação do cérebro a elas parece depender das diferenças entre modalidades de raciocínio das várias seções do cérebro.
Cores muito fortes e intensas (e cores que brilham e reluzem) (resplandecer, brilha ao luzir muito) evocam uma resposta do chamado cérebro “primitivo”, o sistema límbico. É uma resposta emocional que talvez tenha alguma ligação com a nossa herança biológica de ver A COR COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO. Por exemplo, muitos dizem: “Vejo tudo vermelho quando estou com raiva!” Pode ser que o inverso disto descreva uma situação em que vermelho intenso produza uma resposta emocional agressiva.
O papel principal da modalidade E, que costuma se situar no hemisfério esquerdo é etiquetar as cores com nomes e atributos, como “azul - vivo”, “amarelo - limão”, “castanho - queimado” e traduzir em palavras nossas reações emocionais ás cores.
“No meu caso, quando vejo um azul-vivo, sempre sinto uma vaga sensação de alegria. E durante uma viagem, tive mesmo uma experiência em que tal sensação se elevou ao êxtase. Foi quando contemplei pela primeira vez a mais magnífica imagem de azul deste mundo, a glória que é a Corrente do Golfo, um esplendor mágico que me levou a duvidar dos meus sentidos - um azul-celeste e flamejante que dava a impressão de que, para compôlo, um milhão de céus de verão haviam-se condensado naquela cor pura e fluida”.


Lafcadio Hearn
Exotics and Retrospectives, 1968.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos