Somos Arte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Importância da Beleza

A Importância da Beleza


A todo o momento, mesmo sem perceber, fazemos julgamentos estéticos sobre o que enxergamos, sejam objetos, pessoas ou paisagens. Mas em que critérios se baseiam nossas avaliações? Em outras palavras, como definir a beleza? Eis aí uma questão que através da história, preocupou filósofos e cientistas e cada época deram uma resposta diferente a ela. As curvas do modelo Gisele Biindchen hoje deslumbram os homens e provocam inveja nas mulheres, mas nas duas últimas décadas do século XIX sua silhueta esguia seria considerada sinal de pouca saúde ou desleixo: bonito mesmo intrinsecamente ligado á geometria. “Os ideais matemáticos da beleza, a noção de que ela está ligada á unidade, a organização espacial e a ordem, nasceram na Grécia antiga, perpertuaram-se em outras culturas e até hoje, de certa forma, continuam a ser usado”, diz a psicóloga Nancy Etcoff, da Universidade Harvard.

O filosofo grego Platão fez eco á Pitágoras, ao dizer que o belo residia no tamanho apropriado das partes, que se ajustavam de forma harmoniosa no todo, criando assim o equilíbrio. Esse ideal estaria personificado em Helena, pivô da Guerra de Tróia, episódio que pode ser visto atualmente no cinema em versão de Hollywood.

A doutrina grega da beleza comportava ainda um outro conceito importante o da Luminosidade, principalmente na pintura renascentista.
Artistas como Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer e Michelangelo passaram a utilizar uma equação matemática chamada proporção áurea - aplicada no projeto arquitetônico da maioria das grandes catedrais, desde a Idade Média, para ilustrar o conceito de que muito da beleza de homens e mulheres dependia das proporções entre a cabeça e o corpo. A escultura Davi, de Michelangelo, é um dos exemplos mais perfeitos da aplicação da proporção áurea.



Davi.

Foi no século XVIII que nasceu a disciplina filosófica que leva o nome de estética e que se ocupa do belo e da arte. Como as teorias do naturalista inglês Charles Darwin em seu livro “A origem das Espécies”, de 1859, ele defini como um fator biológico necessário à reprodução dos animais. Hoje, psicólogos evolucionistas defendem suas teorias sobre a beleza calcada na premissa darwiniana de que ela serve para assegurar a sobrevivência da espécie humana.
A preferência dos homens por mulheres jovens, de quadriz largos e cintura fina atributos ligados à fertilidade seria uma forma de garantir as gerações de filhos saudáveis. Já as mulheres se sentiam atraídas por homens altos e fortes, porque esses seriam atributos de bons provedores e de defensores da prole em qualquer circunstância.


Revista Veja data 15 de maio de 2004.
"o mais importante é entender a arte como uma relação entre o problema da sociedade e a expressão plástica. A arte não é apenas a glorificação do belo, do significativo, mas a relação implícita que existe entre o fato social e a sua expressão". Banfi


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos