Somos Arte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

35ª. ARTES PLÁSTICAS, ARTES GRÁFICAS E APLICADAS.

PINTURA


Denominam-se Artes Plásticas aquelas que são percebidas visualmente. O termo “plástico” origina-se de uma palavra grega que significa “modelar”, dar forma “A Arte Plástica por excelência deveria, portanto ser modelada de materiais maleáveis, tais como barro. Modernamente, porém, emprega-se o termo artes plásticas num sentido mais amplo, que abrange as artes aparentemente espaciais, cujas representações parecem adquirir corpo, embora sejam realizadas em duas dimensões como a Pintura, o Desenho e a Gravura, assim como aquelas que efetivamente se expressão num espaço tridimensional, como a Escultura e a Cerâmica. Este Plano de estudo reúne as artes visuais e as chamadas artes aplicadas. A Arquitetura, pelo fato de se diferençar, em diversos aspectos, das demais artes plásticas, constitui um capítulo independente”.


A pintura é, entre as Artes Plásticas, aquela que representa objetos, idéias ou sentimentos sobre uma superfície bidimensional, com o auxílio de pigmentos ou outro corante. Pode ser definida como uma série de formas e de cores dispostas em determinadas ordens sobre um suporte cuja natureza varia pode ser figurativa (imitativa, representativa, objetiva), se reproduz, com maior ou menor fidelidade, as formas naturais, ou não-figurativas (abstrata pura, não-objetiva), se afasta da realidade objetiva.

Costuma-se dividir a Pintura em dois grandes ramos: as pinturas murais, que serve aos fins arquitetônicos, e a de cavalete, que se basta a si mesma. A pintura de cavalete pode ser dividida em sete categorias ou grupos, segundo o tema abordado pelo artista: (1) retábulos e pintura religiosa em geral; (2) lendas, cenas históricas, mitos, etc; (3) pintura de gênero; (4) paisagens; (5) arquiteturas; (6) naturezas-mortas; (7) retratos. Com o advento da pintura não-figurativa seria possível mencionar uma oitava categoria, a composição.

O meio expressivo selecionado pelo pintor determinará em boa parte o resultado final do quadro, o qual será tanto mais convincente quanto maior for à adequação entre a técnica utilizada e o efeito desejado. De modo geral, os meios expressivos da pintura dividem-se em duas grandes classes, conforme digam respeito á pintura mural (secco, fresco, mosaico, vitral, silicato de etila) ou á de cavalete (encáustica, têmpera óleo, aquarela, guache).

Arte de representar objetos naturais, idéias e sentimentos sobre ma superfície bidimensional, com o auxílio de pigmentos ou de qualquer outro corante. A Pintura abstrai formas da realidade, adaptando-se, de acordo com as intenções do pintor, aos materiais que utiliza e á sua técnica característica.
Pode ser definida, também, como uma série de formas e de cores dispostas segundo uma ordem desejada, sobre um suporte cuja natureza pode variar do papel ao muro de alvenaria, do metal amadeira. Se tal pintura reproduz os objetos naturais com maior ou menor objetividade (pintura figurativa, representativa, objetiva etc.), ou se ao contrário tenta afastar-se da realidade objetiva (pintura não-figurativa, não-representativa, não-objetiva, abstrata, pura, etc.), essa alternativa não invalida aquela definição: são apenas opções possíveis, que se limitam a demonstrar como é amplo o campo da Pintura.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos