Somos Arte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

37ª. PINTURA OCIDENTAL

PINTURA OCIDENTAL
Os mais antigos exemplos de pintura remontam ao período que se estendem 30.000 e 10.000 a.C. testemunhos da cultura paleolítica acham-se distribuído numa vasta zona que, partindo da Dordonha, chega ao N. da África, localizando-se os mais famosos depósitos nas regiões rupestres de Altamira, na Espanha, e Lascaux, em França. As pinturas representam em sua maior parte animais - renas, mamutes e bisões, por vezes em tamanho normais e retratados com grande realismo. As cores, de origem mineral, limitavam-se a poucas tonalidades; amarelo-ocre, vermelho-ocre e negro eram as mais comuns. Sobre a natureza de tais pinturas são numerosas as teorias, presumindo-se, porém que estivessem ligadas de algum modo à cerimônia propiciatória e a praticas mágicas.
No Egito, a pintura é praticada desde o terceiro milênio a.C., concebida como arte eminentemente mágica: um retrato adquiria vidas próprias, independentes da do retratado. Por sua vez as cores obedeciam a um sistema simbólico que pouco variaria no decurso dos anos.Assim, a mulher jovem deveria ser pintada em amarelo pálido, o homem poderoso em marrom, etc. As mais notáveis pinturas egípcias são as que decoravam as câmaras mortuárias, e recriavam com grande riqueza cromática cenas da vida do extinto. Pinturas de cavalete e murais gregas perderam-se, e o que delas hoje subsiste são copias romana, além das meras descrições literárias. Pode-se, todavia, ter, da pintura grega, uma idéia muito precisa, graças à decoração pintada dos numerosos exemplares cerâmicos que nos restam. O ideal dessa pintura era a representação fiel da natureza, o que não significa, porém que a pintura grega fosse realista, no sentido hoje emprestado ao vocábulo.
A pintura romana imita a grega, mas se prende ao mais estreito realismo - realismo a que virá dar cabo o Cristianismo, responsável pelo aparecimento de um tipo de pintura de cunho simbólico, e pela preponderância de um meio expressivo típico - o mosaico - sobretudo em Bizâncio. Ao mesmo que, em Bizâncio, o mosaico atinge o seu nível máximo, são aperfeiçoadas em diversas cidades da Europa as técnicas do afresco e da iluminura, transformando-se o primeiro no meio expressivo natural na Itália do séc. XIII, enquanto o segundo, praticado principalmente entre os monges, vai encontrar seu máximo esplendor, a partir já do séc. VII, na Irlanda, França, Inglaterra e Alemanha.
Em fins do séc. XIII aos ideais da Antiguidade Clássica, que nunca haviam desaparecido de todo da Itália, voltam a seduzir artistas como Giotto,

Giocatori di polo, olio su tela, cm 140x130, 1933

Fra Angelico, A - Coroação da Virgem (1435-circa).

Masaccio, Fra Angélico e outros. Tais pintores preparam o caminho do Renascimento, do qual foram os maiores representantes Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelangelo Buonarroti. Nos países Baixos, pela mesma época pouco mais ou menos, Jan van Eyck começa a difundir uma nova técnica, a pintura a óleo, capaz de substituir com vantagens todos os meios expressivos até então empregados. Os sucessores de Van Eyck - Van der Weyden, Van der Góes, Dirk Bouts, entre outros -, pintores religiosos, caracterizam-se por um realismo patético. Em fins do séc. XV


LEONARDO DA VINCI-Litta
RAFAEL SANZIO - Dispute at the Eucharist
JAN VAN EYK - Casamento de Arinolfin




MICHELANGELO BUONARROTI - Isaias.

AUTO RETRATO PIETER BRUEGEL

RUBENS, PETER PAUL (1577-1640).

SIR ANTHONY VAN DYCK, - 1599-1641. Pintor framengo. n. em Antuérpia, Bélg

ADÃO E EVA, ALBRECHT 1471-1528 ALEMÃO.

EL GREGO

SIR JOSHUA REYNOLDS - 1723-1792. Pintor ing. n. em Plympton Earll

JOSEPH MALLORD WILLIAM TURNER - 1775-1851. Pintor ing., considerado precursor do Impressionismo e do Abstracionismo



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos