Somos Arte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

38ª. a. PINTURA OCIDENTAL



Outros impressionistas foram Renoir, Sisley, Pissarro, Guillaumin, Morisot e, em certo momento, Degas e Cézanne.
Claude Monet
Seurat, reagindo contra o impressionista, cria o Pontilhismo, ou Neo-Impressionismo. Cézanne, Gauguin e Van Gogh, ligados ao Impressionismo ou ao Neo-Impressionismo, mas em verdade artistas independentes, são os três grandes profetas da pintura de nosso tempo: direta ou indiretamente, todas as atuais tendências pictóricas ligam-se a um desses artistas.
Pierre Auguste Renoir
TWO GIRLS AT THE PIANO
PAUL CÉZANNE - pós impressionismo
A partir de inícios do séc. XX sucedem-se rapidamente uns aos outros diversos estilos pictóricos: O Fauvisme de Matisse, Marquet, Derain e Vlaminck, o Cubismo de Picasso, Gris, Braque; o Expressionismo germânico de Nolde, Marc, Kokoschka; o Surrealismode Ernst, Dali; o Futurismo, espécie de Cubismo italiano de Boccioni, Russolo, Cará; mais recentemente o Action Painting de Pollock, o Informalismo de Wols, o Tachismo de Fautrier, o Neofigurativismo, etc. Instante de grande importância na história da pintura ocidental é aquele que gerou a primeira pintura não-representativa ou imitativa, realizada por Kandinski em fins da primeira década do séc. XX.
Paul Gauguin
Vincent Van Gogh - Estrada Silvestre
Henri Matisse
Wassily Kandinski
Composição
Paplo Ruizy Picasso
“Música”
De então por diante abriu-se vasto campo a toda uma série de artistas, pelo mundo inteiro, e mesmo os que continuam praticando a pintura de cunho figurativo não desconhecem, hoje, que a finalidade da pintura não é reproduzir, e sim interpretar ou recriar as formas encontradas no mundo objetivo.

Geoges Braque

Salvador Dalli.
“AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL”



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

trabalhos