Somos Arte

sábado, 7 de novembro de 2009

Exposições Estreias

Rosas num Copo, Jean-Baptiste-Camille Corot, é uma das obras do acervo MASP na exposição Romantismo, a Arte do Entusiasmo.


Senhora com Chápeu de Palha (Passeio Matinal), Giovanni Boldini, 1902-1905. Óleo sobre madeira, 47,5 x 40 cm.

Retrato da Condessa de Pourtalés, Pierre-Auguste Renoir, 1877. Óleo sobre tela, 119 x 98 cm.



Piquenique Durante a Caçada, François Lemoyne, 1723. Óleo sobre tela, 233 x 185 cm.
Passeio ao Crepúsculo, Vincent Van Gogh, 1889-1890. Óleo sobre tela, 75,5 x 70,5 cm.

O Grande Pinheiro, Paul Cézanne, 1896 c. Óleo sobre tela, 112 x 119 cm.

Exposições
ACERVO DO MASP
ROMANTISMO: A ARTE DO ENTUSIASMO
Período:
5 de fevereiro a 8 de maio de 2010
A Natureza, o Corpo, as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário. Estes e outros temas caros ao pensamento contemporâneo norteiam Romantismo – A arte do entusiasmo, exposição que o curador Teixeira Coelho concebeu a partir do acervo do MASP para o ano de 2010. Ao todo, 79 obras-primas foram escolhidas e, divididas em nove seções, serão apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje. Com patrocínio do Banco PSA Finance Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra abre ao público na sexta-feira, 5 de fevereiro, e fica até 8 de maio em exposição na Galeria Georges Wildenstein, no 2º andar do Museu.

Para o filósofo britânico Isaiah Berlin, “o Romantismo foi a maior mudança no pensamento ocidental em todos os tempos”, aponta Teixeira Coelho. “Foi uma gigantesca e radical transformação. Mais do que uma transformação, uma revolução. Revolução contra o quê? Contra tudo. Contra as ideias eternas e universais, contra o passado e contra o futuro", complementa o curador, que foi buscar no acervo do MASP as obras que ajudam a traduzir, em momentos diversos da história da arte desde o final do século 15, os preceitos que viriam a compor o ideário romântico que move a sociedade desde então.

Ao todo, 63 artistas estão na mostra, entre eles El Greco, Bosch, Turner, impressionistas como Gauguin, Van Gogh, Renoir, Monet e Manet e modernos e contemporâneos como Dali, Rodin, Matisse, Amélia Toledo, León Ferrari e Marcelo Grassmann. Neste link, veja a relação de artistas e obras em nove grupos propostos pela curadoria, integrada também pelo curador adjunto Denis Molino.


Serviço Educativo

Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição Romantismo – A Arte do Entusiasmo terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, r 2112


Link para essa postagem


trabalhos