Somos Arte

domingo, 10 de janeiro de 2010

Agonia e êxtase

Agonia e êxtase
– The agony and ecstasy, USA – 1965

Direção: Carol Reed

Roteiro: Philip Dunne

Produção: Carol Reed

Música Original: Alex North, Jerry Goldsmith, Franco Potenza

Fotografia: Leon Shamroy

Edição: Samuel E. Beetley

Design de Produção: John DeCuir

Direção de Arte: John DeCuir. Jack Martin Smith

Figurino: Vittorio Nino Novarese

Efeitos Especiais: L. B. Abbott, Emil Kosa Jr.

Efeitos Sonoros: James Corcoran

Gênero: Drama, Biografia

Início de 1508 (período do Renascimento) o artista Michelangelo Buonarroti é chamado ao Vaticano (Roma) pelo papa Julio II para pintar o teto da capela Sistina.

Michelangelo que se considera um artista escultor e não se acha familiarizado com afrescos tenta fugir da encomenda e idéia do papa Julio II: pintar os doze apóstolos complementados com elementos decorativos.

http://www.youtube.com/watch?v=jUqiSigNu7Q&feature=related

Cena: papa convoca Michelangelo para fazer o afresco

O famoso e admirado arquiteto do período do Renascimento, Donato Bramante, por inveja e desejo de arruinar a carreira de Michelangelo induz o papa que pressiona ainda mais o artista que contrariado inicia a pintura do afresco no teto da capela.

Insatisfeito com seus primeiros esboços, Michelangelo os destrói, desaparece de Roma e vai para Carrara refletir. Sua atitude deixa furioso o papa Julio II que ordena que o artista seja caçado em toda a Itália.

A cena clássica e marcante do filme - a visão das nuvens, em Carrara – mostra a inspiração de Michelangelo que vislumbra nas nuvens várias imagens que o estimulam a realizar o trabalho do afresco no teto da capela Sistina.


Após contemplar a visão que o faz idealizar outra composição artística para o afresco, Michelangelo vai para o campo de batalha em busca do papa que está em mais uma missão de conquista de novos territórios para Roma. O pontíficie apesar de ser contra a modificação de sua idéia para o afresco, se rende a proposta de Michelangelo depois de muita insistência do artista.

http://www.youtube.com/watch?v=OR-csitAjoY&feature=related

Cena: Michelangelo entra no campo de batalha a procura do papa para mostrar sua proposta para o afresco.

O trabalho da pintura do afresco se inicia, porém avança lentamente, o que provoca a impaciência do papa Julio II. As constantes perturbações do pontíficie com a demora da finalização da obra e com a arte – figuras humanas desnudas - de Michelangelo no afresco provocam discussões entre eles.

Após trabalhar noite e dia na obra e ficar sem comer durante uma semana, Michelangelo cai doente, que apesar de receber cuidados de uma amiga, continua sem condições físicas para trabalhar. Entretanto, ele reassume a pintura quando descobre que o papa quer passá-la a outro artista.

Depois de quatro anos a pintura finalmente é concluída. E o papa Julio II encomenda a Michelangelo a idéia de uma pintura da cena do Juízo Final na parede que fica por trás do altar da capela Sistina.

Baseado no livro de Irving Stone é um excelente filme sobre uma das maiores obras de arte da história humana: a pintura do teto da capela Sistina. Representa o período do século XVI um dos mais fascinantes da história universal.

Agonia e êxtase mostra a relação de confito e amizade de dois homens – Michelangelo que vive para a arte e o papa para Deus – em torno de uma magnífica e inesquecível obra de arte. Contemplando a obra de arte finalizada, o próprio papa reconhece em Michelangelo um verdadeiro sacerdote de Deus e da arte.

Fascinante e comovente, o filme é interessante para estudantes de arte e curiosos, é uma visão romântica sobre a realização de uma das maiores obras de arte da história da humanidade. Ele mostra belas imagens de Florença, com suas torres, catedrais e estátuas, assim como o desenrolar do conflito entre dois homens faz nascer a monumental obra de arte; no filme é mostrada uma das cartacterísticas marcantes da igreja católica: acúmulo e usufruto de diversas posses materiais – representadas nas cenas de guerra e a postura do papa que luta à frente de batalha para conquistar mais territórios para Roma e a igreja.

Os destaques do filme são as atuações do grandioso ator Rex Harrison (My Fair Lady, Ana e o rei do Sião) como papa Julio II e de Charlton Heston como Michelangelo.

O filme recebeu indicações para o Globo de Ouro pelo roteiro e para o Oscar por fotografia, som, figurino, direção de arte e trilha musical. (Alex North).


CURIOSIDADE:

Processo de execução do afresco:

São furados os contornos (feitos com carvão) do desenho


Gesso é aplicado sobre a parede
Batendo um pano sobre o papel o pó do carvão se espalhará e penetrará os furos do papel

O molde é retirado e o desenho fica marcado sobre o gesso

Teto da capela Sistina - Roma


Link para essa postagem


Caravaggio

Caravaggio

Sinopse

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry), tendo sua história contada em "flashbacks", o artista recorda fatos de sua curta existência na terra e nos mostra sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. Talvez, este seja o melhor trabalho de Jarman onde nos é contada toda a história da vida do pintor, exibindo as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual. Maravilhosamente filmado em cenário que nos recordam a própria sensibilidade de Caravaggio, o filme é cheio de lindos tons azuis e vermelhos banhando os atores em luzes de velas, criando um efeito assustador e misterioso. A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos, o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Caravaggio
Título Original: Caravaggio
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 1986
Site Oficial: http://www.zeitgeistfilms.com/curre nt/caravaggio/caravaggio.html
Estúdio/Distrib.: SPECTRA
Direção: Derek Jarman

Elenco
Noam Almaz ... Boy Caravaggio
Dawn Archibald ... Pipo


Imagens do Filme



Comentários
22/12/2009 Por: Marcos Afonso (44 anos)
É um filme barroco. A fotografia é cheia de claros e escuros e cores fortes. A emoção supera qualquer coerência por parte do personagem título, assim como a cinegrafia. Não existe uma preocupação com a reprodução de época, podendo ser vistos figurinos atuais. Tudo reflete a rebeldia, a irreverência, o inconformismo, o brilho e alma controversa do grande pintor. O gênio levado às últimas consequências, da sensualidade à religiosidade, da vida pulsante ao anseio de morte. Um belo retrato, um belo quadro, mas ao contrário dos originais, fica um pouco na forma.


Link para essa postagem


Noite e Dia

filme:.

Noite e Dia
(Bam gua nat, 2008)


» Direção: Sang-soo Hong
» Roteiro: Sang-soo Hong
» Gênero: Drama
» Origem: Coréia do Sul
» Duração: 144 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui



» Sinopse: Sung-nam é um bem-sucedido pintor coreano de meia-idade. Ao ser pego fumando maconha, ele tem que fugir para não ser preso. Desta forma, desembarca em Paris, sem nada além de uma grande mala. Ele se hospeda na pensão decadente de um coreano e passa os dias entediado, com saudades da esposa que deixou na Coréia. Até que um dia Sung-nam conhece Yu-jeong, uma jovem misteriosa, e se apaixona por ela, e por Paris.


» Elenco ::.

- Yeong-ho Kim Sung-nam Kim

- Eun-hye Park Yoo-jung Lee

- Ju-bong Gi Sr. Jang

- Su-jeong Hwang Sung-in Han

- Seon-gyun Lee Kyeong-su Yun

- Min-jung Seo Jo Hyeon-joo


Fotos:.



Link para essa postagem


Como Estrelas na Terra

filme:

Somos Todos Diferentes
(Taare Zameen Par, 2007)


» Direção: Aamir Khan
» Roteiro: Amole Gupte
» Gênero: Drama
» Origem: Índia
» Duração: 165 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui



» Sinopse: Ishaan tem oito anos, é cheio de imaginação e gosta muito de desenhar e brincar. Solitário, tem como amigos os cães e os peixes do aquário. Suas brincadeiras passam por poças d'água e pipas. Ele não presta nenhuma atenção nas aulas e, antes de ser reprovado por preguiça e rebeldia, seus pais o transferem para uma escola interna. Num primeiro momento, o garoto se sente abandonado e sofre com a separação. Mas o professor de arte Nikumbh percebe a existência de um problema e, na busca da solução, devolve a alegria e a auto-confiança de Ishaan.


» Elenco ::.

- Darsheel Safary Ishaan Awasthi

- Aamir Khan Ram Shankar Nikumbh

- Ram Shankar Nikumbh Rajan Damodaran

- Tisca Chopra Maya Awasthi

- Vipin Sharma Sr. Awasthi

- Lalitha Lajmi -

- Girija Oak Jabeen

- M.K. Raina Diretor


Fotos:.



Link para essa postagem


Séraphine

filme:.

Séraphine
(Séraphine, 2008)


» Direção: Martin Provost
» Roteiro: Martin Provost, Marc Abdelnour
» Gênero: Biografia/Drama/Guerra
» Origem: Bélgica/França
» Duração: 125 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui

» Sinopse: Em 1913, Wilhelm Uhde, colecionador alemão de arte, aluga uma casa no interior da França para fugir da agitação de Paris. Para cuidar da casa, contrata Séraphine, mulher de 48 anos sem muita instrução. Um dia, descobre que ela pinta nas horas vagas e constata em seus quadros um grande talento. Uma relação improvável e conturbada se instaura entre os dois, à medida que Séraphine, emocionalmente instável, entra no mundo da arte e conhece o sucesso e a fortuna. Baseado na vida da grande pintora Naif, Séraphine de Senlis.

» Elenco ::.

- Yolande Moreau Séraphine Louis

- Ulrich Tukur Wilhelm Uhde

- Anne Bennent Anne-Marie Uhde

- Geneviève Mnich Madame Duphot

- Nico Rogner Helmut Kolle

- Adélaïde Leroux Minouche

- Serge Larivière Duval

- Françoise Lebrun A madre superiora

fotos:.


Link para essa postagem


Bill - A Visão do Mestre

filme :

Bill - A Visão do Mestre
(Max Bill - The Master’s Vision, 2008)


» Direção: Erich Schmid
» Roteiro: Erich Schmid
» Gênero: Documentário
» Origem: Suíça
» Duração: 93 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui





» Sinopse: Bill foi provavelmente o mais prestigiado artista suíço do século XX e o mais célebre estudante da lendária Bauhaus de Dessau. Aderiu imediatamente ao movimento antifascista e, em toda a sua obra de vanguarda, seja como pintor, escultor, arquiteto e tipógrafo, encontra-se impressa uma responsabilidade social e uma sensibilidade quanto ao meio ambiente que, neste intervalo de tempo, revelam-se de uma atualidade impressionante. Max Bill tem uma importância particular na história das artes brasileiras e seu nome é uma referência para arte concreta nacional.


» Elenco ::.

- Max Bill -

- Angela Thomas -

- Gottfried Honegger -

- Ignazio Silone -

- Jakob Bill -

- Ernst Scheidegger -

- Stanislaus von Moos -

- Karl Gerstner -

fotos :




Link para essa postagem


Círculo do Pânico

filme :
Círculo do Pânico
(Spiral, 2007)


» Direção: Adam Green, Joel Moore
» Roteiro: Jeremy Danial Boreing, Joel Moore
» Gênero: Drama/Suspense
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 90 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui

» Sinopse: Mason é um artista talentoso, recluso e paranóico que vive no anonimato trabalhando em seu cubículo repetindo as mesmas frases no seu trabalho de operador de telemarketing. A única pessoa que lhe dá um pouco de atenção é seu chefe e mesmo assim não é uma relação muito amigável. Mas tudo muda quando ele conhece Amber, que aceita posar para seus quadros. Mas há determinados sentimentos que deveriam sempre permanecer ocultos. Para romper com um circulo vicioso do passado será necessário muito mais do que uma camada de tinta.


» Elenco ::.

- Joel Moore Mason

- Amber Tamblyn Amber

- Zachary Levi Berkeley

- Tricia Helfer Sasha

- David Muller Will

- Annie Neal Diana

- Ryan Chase Chad

- Lori Yohe Valerie


fotos :





Link para essa postagem


Assassino Frio

filme:
Assassino Frio
(Frozen in Fear, 2001)

» Direção: Robin P. Murray
» Roteiro: Robin P. Murray (história), Mick Davis (roteiro)
» Gênero: Drama/Suspense
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 89 minutos
» Tipo: Longa-metragem/Direto para TV

» Sinopse: Sean não fala desde que era pequeno, quando viu seus pais morrerem, depois de uma grave discussão. Já adulto, o rapaz segue atormentado pela morte da mãe. Sean transforma-se num brilhante artista e seus quadros chamam a atenção da dona de uma galeria, Lacy. Ela decide ir para uma pequena e sombria cidade, onde mora Sean, para convencê-lo sobre uma exposição. Os dois se encontram, se apaixonam, enquanto coisas estranhas passam a acontecer na cidade, envolvendo um velho amigo do artista, Ben. As investigações do xerife local vão, aos poucos, desvendando os mistérios. Mistérios que acabam trazendo de volta o passado e seus fantasmas. Fantasmas que todos gostariam de esquecer.


» Elenco ::.

- Eric Roberts Sean

- Rod Steiger Ben

- Catherine Oxenberg Lacy Anderson

- Scott Plank Ethan

- Joan Benedict Moira

- Ellina McCormick Polly

- Douglas Sebern Hans

- Barry Sigismondi Nathaniel

fotos :



Link para essa postagem


Os Amores de Moll Flanders

filme :

Os Amores de Moll Flanders
(Moll Flanders, 1996)


» Direção: Pen Densham
» Roteiro: Daniel Defoe (personagem e romance), Pen Densham (argumento e roteiro)
» Gênero: Drama/Romance
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 123 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui


» Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Moll Flanders, uma moça de origem pobre, tenta ganhar a vida. Mais tarde, conhece, no local onde trabalha, seu grande amor: um pintor que esconde sua origem aristocrata.

» Palavras-chave: artes plásticas, prostituição

» Elenco ::.

- Robin Wright Penn Moll Flanders

- Morgan Freeman Hibble

- Stockard Channing Sra. Allworthy

- John Lynch Artista

- Brenda Fricker Sra. Mazzawatti

- Geraldine James Edna

- Aisling Corcoran Flora

- Jim Sheridan O padre


fotos:



Link para essa postagem


Os Amores de Picasso

filme

Os Amores de Picasso
(Surviving Picasso, 1996)

» Direção: James Ivory
» Roteiro: Arianna Huffington (livro), Ruth Prawer Jhabvala (roteiro)
» Gênero: Biografia/Drama/Romance
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 125 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui

» Sinopse: Em 1943 o famoso pintor Pablo Picasso, com 60 anos, conhece Françoise Gilot, que tem 23 anos, sonha ser pintora e idolatra o grande mestre. Ela se tornaria sua amante, mas isto não impede Picasso de ser infiel. Françoise lhe dá dois filhos, Claude e Paloma, e aceita as mulheres dele como parte do relacionamento. Ele, em contrapartida, lhe mostra grandes obras de arte e a apresenta aos grandes mestres, mas a união gradativamente começa a se desgastar de forma inexorável.


» Elenco ::.

- Anthony Hopkins Pablo Picasso

- Natascha McElhone Françoise Gilot

- Julianne Moore Dora Maar

- Joss Ackland Henri Matisse

- Dennis Boutsikaris Kootz

- Peter Eyre Sabartes

- Peter Gerety Marcel

- Susannah Harker Marie-Thérèse

- Jane Lapotaire Olga Picasso

- Diane Venora Jacqueline

- Dominic West Paulo Picasso

- Joan Plowright Avó de Françoise


fotos :



Link para essa postagem


O Mestre da Vida

filme

O Mestre da Vida
(Local Color, 2006)




» Direção: George Gallo
» Roteiro: George Gallo
» Gênero: Drama
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 107 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Trailer: clique aqui
» Site: clique aqui



» Sinopse: John Talia Jr. é um talentoso e problemático estudante de artes. Ao conhecer Nicoli Seroff, um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e ele, através dos olhos da inocência.

» Palavras-chave: artes plásticas, pintura

» Elenco ::.

- Armin Mueller-Stahl Nicoli Seroff

- Trevor Morgan John Talia Jr.

- Ray Liotta John Talia Sr.

- Charles Durning Yammi

- Samantha Mathis Carla

- Diana Scarwid Edith Talia

- Ron Perlman Curtis Sunday

- Julie Lott Sandra Sunday


fotos:


» Crítica por Silvio Pilau (01/08/2008)

Apesar das boas intenções, é apenas mais um dentro de seu gênero que não adiciona nada em especial.

O Mestre da Vida - Filme Completo no Youtube


Link para essa postagem


trabalhos