Somos Arte

terça-feira, 9 de março de 2010

Dicas de como usar o Blog?

Sobre o Blog Como Usá-lo ?

Sejam Bem Vindos ao Blog
“Curso de Desenho e Pintura”

Algumas dicas para você usá-lo.

Onde encontrar Apostila relacionada ao Curso?

A sua esquerda em “Marcadores”, estão numerados por ordem de página com início e fim.
* Você encontrará também Mensagens para Reflexão relacionadas a artes.

Para quem quiser fazer o Download da Apostila "Curso de Desenho e Pintura" (Resumida) é só clicar no Link abaixo:

Apostila do Curso de Desenho e Pintura Resumida em PDF

Download


Página Inicial

Contato:

Introdução

Lista De Materiais Para O Curso De Pintura.

Lista de Materiais do Curso de Desenho Artístico.

Contexto Do Curso

Regulamentos do Curso

Currículo

Os Grandes artistas, suas obras, biografia e comentários”.



*Meus Trabalhos Artísticos:

Trabalho em Giz de Cera

Desenhos:

Óleo Sobre Canson:

Óleo Sobre Tela:

Trabalhos Efetuado no "Liceu de Artes e Ofícios":

Desenho e Carvão:

Detalhes dos Quadros:




* Confira aqui os filmes relacionados à Arte

*Vocabulário:
* Saiba mais
* Exposição da Semana
* Biografia dos Pintores em Geral


Pessoal, por favor, indiquem filmes ou livros relacionado à Arte e envie para nós, muito obrigado.


Link para essa postagem


Quem sou











Nome: Alexandre da Silva Fester
Telefone residencial: (11) 3354-0223 /Celular (11) 98241-3388
Nascido em São Paulo, aos 27 de Julho de 1972.
Filho de Odete Maria da Silva e Raymundo Fester
Profissão: Pintor.

FORMAÇÃO ARTÍSTICA


-Aluno do Profº Kayako, de Educação Artística, na EM 1º grau “Brasílio Machado Neto”, que muito o estimulou e incentivou, reconhecendo nele um interesse já manifesto, desde a infância, pelo desenho e pintura.
-Aluno da Profª Eulália Ordonez, ex. professora da poliarte, em sua residência no Bairro do Cambuci-SP de 1992 á 1993, descobriu nele uma tendência ao figurativismo, com um ensinamento técnico, uma estética, que procurou adaptar-se.
-Aluno do Profº Cláudio Gonçalves de Oliveira, no curso de Desenho e Pintura no Liceu de Artes e Ofícios de SP onde passou o escultor Victor Brecheret (SP. 1894-1955). O Pintor e desenhista Odetto Guersoni (Jaboticabal SP/ 1932). No ano de 1994 a 1995.
-No ano seguinte recebe do Liceu de Arte e Ofícios uma bolsa de estudos onde permanece no mesmo curso até 1996.
-Aluno do profº. Cirton Genaro no curso livre com outra bolsa estudos permanecendo até 1997.


HISTÓRICO ARTÍSTICO

O paulistano Alexandre da Silva Fester filho de Raymundo Fester nascido na Alemanha, naturalizado Brasileiro e Odete Maria da Silva Brasileira deram inicio no seu aprendizado artístico com nove anos de idade.
Em 1990 mudou-se para o Bairro da Mooca onde conheceu a Profª Eulália Ordonez, Vivendo no bairro operário decadente da cidade de São Paulo de onde vem aquele sotaque “paulista” que os atores da Globo imaginam ser o falado por todos os paulistano. E também de onde vem Juventus, clube de futebol igualmente decadente que é acompanhado religiosamente pela torcida mais fanática e raivosa da cidade. O bairro desperta-se com sua inclinação pela pintura era precoce e irrefreável.
Foi então que o diretor responsável do jornal “Gazeta da Mooca” Sr. Arnaldo Ribeiro Nolasco pública em uma das matérias o trabalho do jovem pintor em Agosto de 1997.
Passou a partir de 2002 a lecionar em casa. Atualmente da aula como voluntário na EE. Profº Vilanova Artigas em 2004 no bairro do Itaim Paulista onde reside atualmente com sua família.




EXPOSIÇÕES

-Igreja Nossa Senhora da Glória exposições dos alunos da Profª Eulália Ordonez em 1993, surpreende os amigos e a critica pelas variedades de tendência.

-Igreja “Renascer em Cristo” (sede) Cambuci/SP em 1994 numa feira de artesanato, em que se seleciona temas bíblicos, mexendo com a critica pelo um de seus quadros, em questão era a figura de um homem sendo advertido pelos seus pecados.

-Liceu de Artes e Ofícios em 1995, uma coletiva dos alunos coordenada pelo Profº Cláudio Gonçalves de Oliveira em que passou a construção eficaz de um bom desenhista.

-Clube de Regatas de Tietê em 1995, convidado pelo o Profº De Belas Artes Michel Cecílio como parte do projeto “Ensino de Artes Plásticas”. Promovido pelo o músico e diretor Guto Maia.

-Restaurante “Água Cristalina” a convite dos sócios em uma individual, decorou o ambiente tendo como principais clientelas os micro-empresários.

-Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, selecionado entre alguns artistas plásticos pela organizadora em 1996,m como cortesia doa seu quadro para o acervo da Imprensa.

-Telesp rua Martiniano de Carvalho em 1997 uma individual onde foi furtado um de seus quadros intitulado “Pastor de Ovelhas”, sendo registrado em livro de ocorrência do local.

-Participa no mesmo ano do “Evento de Premiação do Concurso de Slogan e de Frases”, patrocinado pela empresa Power, no espaço de Emforvigil.

-Nossa Caixa individual rua da Consolação, em 1999.

-Nossa Caixa individual no bairro do Cambuci, em 1999.

-Nossa Caixa Granja Julieta, em 2001.

Atualmente leciona Desenho e Pintura!


Link para essa postagem


CONTEXTO DO CURSO


CONTEXTO DO CURSO




1°. Primeiro semestre:

Objetivo:
Aprender a Desenhar
As primeiras lições de desenho são idênticas em todas as especialidades. Vale dizer que tanto o estudante profissional e um desenhista amador se iniciarão de igual modo.
Primeiro semestre: Levantamento, construção, valorização das linhas de luz e sombra. Com os materiais carvão e papel pardo etc.


* Estudo da geometria plana, projetada, comprimento, largura e altura, perspectiva.
* Perspectiva cônica
* Perspectiva isométrica;


Os materiais são: Desenho a carvão, esfuminho, borrachas, papal pardo. Os desenhos feitos a carvão precisam se fixados, para que se conservem, e isto se consegue mediante a aplicação de um líquido composto de goma laca dissolvida em álcool comum vaporizador bem fino, umas duas vezes sobre o desenho, o qual, quando seco, poderá ser enrolado sem o perigo de mancharem-se os tons. Uma prancheta do tamanho de uma folha de papel pardo, um pedaço de pano qualquer. Para maiores detalhes sobre materiais click aqui: http://alesfester.blogspot.com/2010/03/lista-de-materiais-do-curso-de-desenho.html#links


* Levantamento, construção, valorização das linhas de luz e sombra. Com os materiais carvão e papel pardo etc.
Para desenhar os objetos vistos ou imaginados é preciso adestrar a mão, exercitar o olho e cultivar a mente, tudo ao mesmo tempo.
O aluno aprenderá deste á fixação do papel na prancheta, postura necessária ao usar o cavalete e materiais, maneira de sentar-se, colocação do modelo a ser desenhado, o ângulo em que precisa estar posicionado, dependerá muito da prática de observar cuidadosamente. Os primeiros passos para riscar o papel, usando se margem em todos os trabalhos, centralização do desenho, distribuição harmoniosa dos elementos apresentados com estética.



2º. Segundo semestre:


Segundo semestre: Pontos das segundas massas (claro e escuro), teoria das cores, conhecendo o que é tom e cor, usando giz de cera! E lápis grafite serie \B (2B e 6B).
Pontos das segundas massas (claro e escuro), teoria das cores, conhecendo o que é tom e cor, usando giz de cera! E lápis grafite serie B (2B e 6B).
Aqui o aluno já dera maior desenvoltura com desenho e conhecerá luz e sombra e suas divisões.
O manuseio do giz de cera e lápis a serem empregados. Usando papel canson.


3º. Terceiro semestre:


Terceiro semestre: Entraremos na TINTA GUACHE que é a abertura para tinta a óleo. Usaremos pincéis, paleta, água destilada.
O aluno conhecerá a maneira correta de usar os pincéis, , como conduzir e aplicar a tinta. Conhecerá teoria das cores (análogas, complementares, etc.) suas e como encorpá-las etc.



4º. Quarto semestre:


Quarto semestre: Pintura a óleo e suas técnicas com os materiais QUE SERAM SOLICITADOS NESSE PERÍODO.
Aqui vamos trabalhar com telas, suporte. Vamos conhecer os diluentes como aplicá-los, manuseamento dos pincéis para cada estágio.
* Estudo da anatomia Artística


Será usado como estudo teórico e prático apostila que estará disponível para download na internet.





Link para essa postagem


LISTA DE MATERIAIS PARA O CURSO DE PINTURA.

DO SEGUNDO SEMESTRE


- BLOCO DE PAPEL CANSON TAMANHO A2,
- LÁPIS DE GRAFITE DE DESENHO SERIE ‘B’ (2B) E (6B),
- GIZ DE CERA.
- ALÉM DOS MATERIAIS SOLICITADOS NO 1º SEMESTRE.


DO TERCEIRO SEMESTRE

- TINTA GUACHE PROFISSIONAL CORES:
- VERMELHO, AZUL, AMARELO, BRANCO, PRETO, VERDE, CARMIM, AZUL ULTRAMAR, LARANJA, E AMARELO OCRE.
- PALETA DE FÓRMICA RETANGULAR
- PINCÉIS DE PELO REDONDO CABO LONGO E PEQUENO DA TIGRE Nºs.DO ZERO ATÉ O Nº 30, QUANTO MAIS VARIEDADES MELHOR PARA MANUSEAR,
- PODE BOCA LARGA
- ÁGUA DESTILADA. INCLUINDO OS MATERIAIS DOS SEMESTRES ANTERIORES.


DO QUARTO E ÚLTIMO SEMESTRE:

-TINTA A ÓLEO CORFIX, CORES:
- AZUL ULTRAMAR, VERMELHO FRANCÊS, AMARELO OURO, BRANCO DE ZINCO, BRANCO TITÂNEO, VIOLETA PERMANENTE, CARMIM, VERDE VESSIE, MARROM VAN DICK, PRETO, VERDE ESMERALDA, AZUL COBALTO.
-
- PINCÉIS DA TIGRE PELO REDONDO E ACHATADO
- SERIES: (181) Nºs. 2,6,10,14
- (182) Nºs. 2,6,10,14
- (815) Nºs. 4,8,12,16
- (816) Nºs. 4,8,12,16.
-
- DILUENTES: TEREBINTINA, ÓLEO DE LINHAÇA, SOLVENTE ÁGUA RAZ.
- GODÊ DUPLO
- PALETA REGULAR SEM FÓRMICA
- ESPÁTULA MÉDIA E GRANDE
- ESTOJO DE PINTURA
- SUPORTE DE TELAS OU PAINÉIS Á QUANTIDADE DEPENDERÁ DO USO DO ALUNO MEDIDAS: 40 X 50 cm, 50 X 60 cm, 50 X 70 cm.
OS MATERIAIS DOS SEMESTRES ANTERIORES TAMBÉM SERÃO USADOS.




Link para essa postagem


Lista de Materiais do Curso de Desenho Artístico

-UMA CAIXA DE CARVÃO (FUSAIN) CORFIX COM 5 OU 6 UNIDADES
-PAPEL PARDO TAMANHO (A2)
-ESFUMINHO Nº 3 E 6
-BORRACHAS MACIAS BRANCAS GRANDES E PEQUENAS
-GOMA LACA (CORFIX) INCOLOR 100ML.
-1 LITRO DE ÁLCOOL LÍQUIDO INCOLOR
-AVENTAL
-ESTILETE PEQUENO
-RETALHOS DE PANO PARA LIMPEZA DOS MATERIAIS E DESENHOS,
-CADERNO PARA ANOTAÇÕES
-PASTA PARA GUARDAR OS DESENHOS TAMANHOS (A2)

REQUISITOS:
-DISCIPLINA, SERIEDADE, DEDICAÇÃO, PERSEVERANÇA.
-IDADE ACIMA DOS 8 ANOS

OBSERVAÇÃO:
ESSE MATERIAL É SÓ PARA O 1º SEMESTRE, DEPOIS HAVERÁ ACRÉSCIMOS DE ACORDO COM A TÉCNICA.


Link para essa postagem


Regulamentos do Curso

- Matricula semestral R$ 100.00 (cem reais), mensalidade R$ 100,00 (cem reais).

- Duração do curso de dois anos.

- Duas aulas por semana com duração de 3 horas os dias e horários seram de acordo com o numero de vagas disponíveis no ateliê.

- Todos os modelos serão do natural

- O aluno iniciará o curso aprendendo á desenhar como parte fundamental do curso

- O horário combinado deverá ser rigorosamente seguido, salvo em caso de haver necessidade, avisar com antecendência ao professor.

- Ás aulas em que o aluno(a) faltar sem justificativas não seram repostas.

- Haverá uma data fixa para as mensalidades e remátriculas do aluno (a), de escolha do dia pelo mesmo, e se menor de idade o responsável deverá assinar a matricula pelo aluno(a). Caso haja atraso será cobrado 1% ao dia.

- Em caso de desistência fica o responsável ciente de que não haverá nenhuma devolução de valores quitados.

- Idade mínima de oito anos acima, seram separados em grupos de faixa etária.

- O único critério exigido é que o aluno tenha DISCIPLINA, SERIEDADE, DEDICAÇÃO E PERSEVERANÇA.

- O aluno(a) deverá comprar os materiais na papelaria ou no próprio ateliê com recibo e pago a vista, esses materiais serão indicado pelo professor e será usado no decorrer do curso pelo mesmo.

- Os materiais serão solicitados semestralmente uma única vez, dependendo do uso ou da necessidade do aluno(a).

- Será feito um cadastro do aluno(a) com todos os dados pessoais, ex. nome filiação, data de nascimento, escolaridade, endereço, e telefone para uma eventual necessidade, em caso de problemas de saúde deverá constar no cadastro.

- Esse cadastro terá todo o sigilo necessário e se quiserem receber via correio mala direta convites de exposições de instituições que promovem e incentivam a cultura na cidade os pais ou alunos (as) poderão freqüentar quando quiserem os locais sendo informado do dia e horário com antecedência. Não é obrigados aceitar nem ir, caso aceite deverá autorizar-me em transferir os dados pessoais para as galerias de artes. Essa é mais uma cortesia do ateliê.

- Convido os interessados e responsáveis a estar conhecendo o ateliê sem cerimônia, com hora marcada e as portas estará abertas também para as suas sugestões!

- Os espaços dispõem-se de cavaletes tripé, pranchetas, refletores de luz, objetos em composição montada dentro de alguns critérios, com direito a um resumo da história da arte tanto didática como ilustrativa, através da literatura que poderá ser circulada pelos alunos(as).



Link para essa postagem


trabalhos