Somos Arte

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Espaço Cultural BM&FBOVESPA recebe Paulo von Poser

11/01/2011
Espaço Cultural BM&FBOVESPA recebe Paulo von Poser

Exposição em cartaz a partir do dia 20/01 conta com obras inéditas e revela a paixão do artista pelas rosas e pelo centro de São Paulo em transformação
Dois Centros (2007), uma das obras inéditas do artista expostas pela Bolsa

São Paulo, 11 de janeiro de 2011 – O Espaço Cultural BM&FBOVESPA abre seu calendário de exposições para 2011 com uma homenagem aos 457 anos da cidade de São Paulo. A partir de 20/01, o espaço exibe a exposição “Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo”, que traz 28 obras, dentre serigrafias, fotografias, gravuras e pinturas do artista, que fez de sua paixão pela cidade – e pelas rosas – característica marcante em seu trabalho. O coquetel de lançamento da exposição ocorre em 19/01 para convidados. A mostra fica em cartaz para visitação pública até 08/04.

Com curadoria de Celso Fioravante, a exposição conta com obras inéditas, criadas pelo artista especialmente para a ocasião: são sete gravuras em metal da série Retratos da Cidade (2010), produzidas do alto do Edifício Martinelli. A exposição também traz a obra Dois Centros(2007), apresentada pela primeira vez ao público. Arquiteto e professor de desenho, formado pela FAU (Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da USP), Paulo von Poser emprega traços rápidos e expressivos para registrar uma iconografia poética da cidade e estimular os transeuntes terem um novo olhar para estes espaços em transformação.

Em seus 25 anos de carreira, o artista produziu registros do Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco, Praça do Patriarca, entre outros, que podem ser vistos no Espaço Cultural BM&FBOVESPA. As rosas marcam sua presença em pinturas, gravuras e serigrafias – ora predominantes, ora fazendo contraste com os registros do concreto espaço urbano.

Os visitantes poderão conferir as imagens em obras como Guarani no Anhangabaú(Projeto da Lina – 2003/2004), Largo São Francisco e Arcadas (2009), Mapa na Palma da Mão (2010), Vista do Terraço do Hotel Othon (2004/2010), Patriarca (2004) e Rosa Urbana (2010).

A exposição Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo conta ainda com um vídeo sobre o “roteiro do cobre”, que documenta o passo a passo de uma de suas gravuras, desde o momento da compra da chapa até o revelar da imagem em papel. No livro de visitas, o público será convidado a também passar pela experiência e assinar em uma placa de cobre usando uma ponta seca, instrumento de trabalho do artista.

Sobre Paulo von Poser
Paulo von Poser é, em suas palavras, o “primeiro neto paulista de família gaúcha” e recebeu o nome em homenagem à cidade, que se tornou sua paixão. Formou-se em arquitetura pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) em 1982, onde lecionou. Também foi professor no Centro Universitário Belas Artes, na FAAP, na Escola da Cidade, Casa do Saber e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, onde leciona atualmente. As rosas passaram a figurar suas obras a partir de 1989, quando seus desenhos apareceram no calendário do Museu de Arte Contemporânea. A partir de então, ele as reproduziu com diversas técnicas e em diferentes materiais, inclusive em corpos de modelos e sandálias. No final do ano passado (novembro), o artista lançou o livro “A Cidade e a Rosa” (Luste Editores), abordando esses dois temas.

Para fazer o download da galeria de imagens, clique nos links abaixo.


Serviço
Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo
Espaço Cultural BM&FBOVESPA
Praça Antonio Prado, 48, Centro de São Paulo
(próximo à estação São Bento do Metrô)

Visitação
Até 08/04/2011
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
(Visitação monitorada até 17h)
Telefone: (11) 2565-6826
E-mail: visite@bvmf.com.br
Entrada franca
Sala de exposições com ar-condicionado e acesso para deficientes físicos

Sobre o Espaço Cultural BM&FBOVESPA
O Espaço Cultural consolida-se como centro de divulgação de arte aberto às várias tendências e escolas. Proporciona aos visitantes a oportunidade de apreciar obras de renomados artistas plásticos e mostras de cunho histórico. Inaugurado em janeiro de 2002, o Espaço Cultural BM&FBOVESPA já recebeu obras de artistas como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Benedito Calixto, Sacilotto e Barsotti, Waldomiro de Deus, Rubens Gerchman, dentre outros.



"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin)


Link para essa postagem


Fios cortantes: arquitetura e design no Brasil dos anos 1950-60 com Ana Luiza Nobre


"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin)


Link para essa postagem


trabalhos