Somos Arte

sábado, 11 de junho de 2011

Grossário - Modalidades Artísticas Letra "P"

PELÍCULA: Filme de celulose ou acetato, previamente sensibilizado, no qual as imagens são registradas através de câmeras fotográficas, cinematográficas etc.

PIGMENTO: Denominação comum a várias substâncias de natureza diversa, que dão coloração aos líquidos e tecidos vegetais, animais ou minerais que as contêm. Exemplo: terra, caracol e urucum. Para obter os pigmentos, ás substâncias que os contêm são geralmente transformadas em pó.

PINTORES PRIMITIVOS: Denominação dada aos artistas plásticos autodidatas, isto é, que não aprenderam a pintar em escolas, cuja criação é simples e espontânea. O artista primitivo usa os materiais rudimentarmente, sem grandes técnicas, a não se aquelas aprendidas com o próprio trato de manuseio do material, durante o trabalho.

PINTURA INDÍGENA: Pintura feita pelos índios bem próprios de seu meio. Exemplo: pintura corporal, na qual o próprio corpo serve como suporte.

PINTURA MURAL: Pintura executada diretamente sobre parede ou muro. Podendo também se feita em tela, ou outros suportes, e aplicada no local a que se destina.

PINTURA RUPESTRE: Tipo de pintura realizada pelo homem pré-histórico em rochedos e paredes de cavernas. No Brasil destacam-se as pinturas rupestres de Sete Cidades, no Piauí, Lagoa Santa, em Minas Gerais, Ingás e Cariris Velhos, na Paraíba. Rupestre quer dizer gravado ou traçado na rocha.

PINTURA: Arte ou técnica de aplicar tinta sobre uma superfície, geralmente plana, representando figuras conhecidas ou imaginárias, tendo a cor como elemento básico, Exemplo: quadros, painéis, murais etc.

POETAS POPULARES: Poetas, cantadores e repentistas que se expressam de forma simples, de fácil entendimento a aceitação popular.

POLICROMIA: Arte feita com várias cores.

PONTILHISMO: Movimento pictórico pós-impressionista surgido na Fr. Em 1880 como reação ao impressionismo e á pintura oficial; seus principais teóricos foram Seurat e Signac; entre seus representantes destacaram-se Gross. Van Rysselberghe; adotou a técnica de decomposição dos tons por meio de pontos justapostos.

POR ART: Movimento artístico surgido por volta de 1950, questionando as manifestações da cultura popular e criticando a posição do indivíduo diante da sociedade de consumo. Usa como tema básico o folclore urbano da sociedade super desenvolvida: a publicidade, os meios de comunicação etc.

PORTUGUÊS: Elemento que, junto com o índio e o africano, forma a base da cultura brasileira. Sua influência no nosso folclore se faz através de festas, folguedos e outros, em sua maioria de cunho religioso. Exemplo: reisados, pastoris, coroação do divino, cheganças, festas juninas etc.

PRIMITIVISMO: Denominação da arte realizada por artistas autodidatas, isto é, que não aprenderam em escolas e cuja criação é simples e espontânea, sem nenhuma sofisticação ou preocupação estilística.

PROSPECTO: Pequeno impresso, geralmente ilustrado e dobrado, utilizado em propaganda e publicidade em geral. É também empregado em instruções de uso de aparelhos e outros produtos.

PUBLICIDADE: Arte de divulgar, de levar a público uma mensagem, usando para tanto os mais diferentes recursos e técnicas de comunicação.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "O"

ONOMATOPÉIA: Representação de sons como zumbidos, explosões, toques de campainha etc. através da combinação e do desenho de letras.

OP ART Vem do inglês optical art e significa arte óptica. Gênero de pintura abstrata no qual formas e cores são organizadas de maneira a criar efeitos visuais que dão a impressão de movimento.

OUTDOOR: Designação genérica da propaganda feita ao ar livre através de grandes cartazes, painéis, letreiros, tabuletas etc.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "N"

NATUREZA-MORTA: Pint., ou desenho, agrupando certo número de seres e objetos inanimados, não necessariamente particularizam a personalidade do artista com referência a uma obra os atributos peculiares da obra, ou a intenção com que esta foi realizada; ex.;estilo precioso, estilo gótico, estilo popular.
NEO-IMPRESSIONISMO: Ver Pontilhismo.


Link para essa postagem


MARINHA: Pintura em que o mar é o tema principal.

MARIONETES: Bonecos manipulados através de fios, bastante usado nas representações teatrais, principalmente para o público infantil.

MÁSCARAS: Reproduções, geralmente de feições humanas ou animais, feitas em papel, papelão, palha, couro, barro, madeira etc., coloridas e ornamentadas, usadas em festas populares, teatro e rituais de origem indígena e africana.

MATRIZ: Chapa de madeira, metal ou outros materiais, gravados com instrumentos pontiagudos e cortantes, para posterior impressão, geralmente em papel.

MESCLA ADITIVA. Mistura das cores primárias da luz, ou seja, vermelho, verde e violeta, dando origem ás cores secundárias da luz, que são: amarelo, magenta e azul (ciano). Na mescla aditiva a união das cores primárias produz o branco.

MESCLA SUBTRATIVA: Mistura das cores primarias em forma de pigmento, ou seja, vermelho, amarelo e azul, dando origem ás cores secundárias dos pigmentos, que são: laranja, verde e roxo. Na mescla subtrativa, a união das cores primárias produz o preto.

MIÇANGAS: Pequenas contas de vidro de variados tipos e cores, usadas para fazer adornos em geral.

MIMEÓGRAFO: Aparelho manual ou mecânico utilizado para reprodução de originais de pequeno formato e que utiliza, como matriz, estêncil gravado ou perfurado com estilete, máquina datilográfica ou processos fotomecânicos.

MITOS: Narrativa que se referem a personagens e acontecimentos anteriores aos fatos conhecidos e que por isso mesmo adquirem caráter fantástico e maravilhoso. Existem mitos cosmogônicos, divinos e heróicos. Cosmogônicos: São uma tentativa de explicação do aparecimento do homem e do universo. Divinos: São aqueles que se fundamentam em deuses encarnadores das forças da natureza.Heróicos: São os que se referem a personagens e feitos heróicos.

MÓBILE: Pequenas esculturas ou objetos leves que, suspensos no espaço por fios, de madeira equilibrada e harmoniosa, movimentam-se facilmente.

MODELAGEM: Técnica usada pelos escultores e artesões para criar obras de arte definitivas ou moldes em barro, cera, gesso, plastilina, massa “Durepóxi”, papier-mâche etc.

MODERNISMO: Nome dado aos movimentos de renovação artística que surgiram no século XX. NO Brasil, está diretamente ligado á Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, da qual participaram poetas, artistas plásticos, músicos, romancistas etc. e que deu início a uma nova fase da nossa arte, a partir daí voltada para as raízes da cultura brasileira.

MONOCROMIA: Arte feita com uma única cor, com variação de tonalidade.

MONOTIPIA: Reprodução de motivos pintados sobre uma placa de vidro, metal, fórmica etc., através da impressão imediata, com a tinta ainda fresca, em papel ou outro material.

MOSAICO: Composição feita com pequenos pedaços de mármore, vidro, cerâmica, pedra, papel, tecido etc. fixados sobre base apropriada, geralmente formando figuras.

MULHER RENDEIRA: Mulher que se dedica à arte e ao ofício de fazer rendas.

MUTAÇÕES CROMÁTICAS: Resultado da indução de cores, ou seja, alteração de uma ou mais cores em presença umas das outras.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "L"

LEAUTE: Espoco melhor acabado que o rafe e que servirá de orientação para a arte-final.

LICOCÓS: Bonecos feitos pelos índios Carajás, em barro ou madeira, com vinte centímetros de altura em média. Os licocós de barro são feitos pelas meninas e os de madeira pelos homens. As mulheres orientam as meninas na feitura dos licocós e se incumbem da cerâmica utilitária.

LITERATURA DE CORDEL: Poesia apresentada em pequenos folhetos pendurados em um cordel para a venda em feiras, mercados e outros lugares, O tema tratado é sempre de interesse popular, e a ilustração da capa é uma xilogravura, muitas vezes feita pelos próprios poetas.

LITOGRAFIA: Técnica de arte que consiste em desenhar os motivos com lápis gorduroso sobre pedra calcária, recebe tinta, executando-se a seguir a impressão.

LITOGRAVURA: Técnica de arte que consiste em desenhar os motivos com lápis gorduroso sobre pedra calcária de superfície plana que, depois de molhada, recebe tinta, execurtando-se a seguir a impressão.

LUZ E SOMBRA: São os contrastes existentes ente as partes diretamente iluminadas de um desenho ou pintura em contraposição com as partes que não recebem os raios luminosos diretamente.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "J"

JENIPAPO: Frutas da qual os indígenas brasileiros extraem um suco de coloração azul, usado pra fazer tinta. Quando misturado com pó de carvão, produz a cor preta.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "I"

IDEOGRAMA: Símbolo gráfico que representa diretamente, uma idéia. Exemplos: algarismos, alguns sinais de trânsito etc.

ILUMINURA. A rigor, uma pintura executada em ouro ou prata num manuscrito: em sentido amplo designa a pintura de figuras flores ou ornamentos executados em pergaminhos antigos. Arte que combina ilustrações e ornamentação no desenho de letras iniciais, aberturas de capítulos etc. Geralmente apresenta detalhes dourados e prateados.

ILUSTRAÇÃO: Desenho, pintura ou gravura com que se ornam, complementam e elucidam textos de livros, folhetos, periódicos etc.

IMPRESSÃO: Arte ou processo de registrar textos e imagens em papel, tecido e outros suportes, usando instrumentos e maquinários adequados.

IMPRESSIONISMO: Movimento artístico surgido na segunda metade do século XIX, tendo por base captar as impressões de luz, cor e forma, através de técnicas mais livres e pessoais de empregar os materiais de pintura, diluindo os contornos e abolindo os tons sombrios.

INCUNÁBULO.Livro impresso anteriormente ao ano de 1500; em alguns, o texto e as gravuras eram gravados juntos sobre um bloco de madeira; outros foram já impressos com os tipos móveis de Gutenberg, entre 1440 e 1450.mortos, porém imóveis: frutas, flores, peixes, vasos e outros objetos.

ÍNDIO: Um dos três elementos básicos formadores da cultura brasileira e único habitante do Brasil até a chagada dos colonizadores. Sua arte é genuinamente brasileira.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "H"

HARMONIA: Emprego adequado de formas e cores, de maneira a possibilitar maior expressividade na composição artística. No que se refere ás cores, temos harmonia por contraste, por analogia, por monocromia etc.

HIPER-REALISMO: Movimento voltado para a pintura objetiva, que tem como base a fotografia. A perfeição técnica com que os materiais são empregados e a forma de tratamento mais que real dada ao original fotográfico visam criticar a subordinação do homem às máquinas que ele próprio criou.

HISTÓRIA DA ARTE: Estudo da origem e evolução das artes, desde as pinturas das cavernas até hoje. Disciplina que estuda as diferentes artes, as visuais, sobretudo, sob todos os seus aspectos, tais como surgem, nos vários momentos de sua evolução; originou-se na Gr., durante o séc. IV AC., com Douris de Samons, discípulo peripatéticos.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "G"

GEOMETRIA: Ramo da Matemática que estuda a extensão e as propriedades das figuras (geometria plana) e dos sólidos (geométricos no espaço).

GESSO: Pó branco de origem mineral usado nas artes plásticas em trabalhos de modelagem.

GRAVURA: Arte de gravar figuras por meio de excisões, ácidos ou pressão em metal, madeira, pedra e outros materiais, para posterior impressão em papel, tecido etc., usando tinta apropriada.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas Letra "F"

FAIXA DECORATIVA: Suporte retangular alongada em que um ou mais motivos apresentam repetição simples ou alternada, criando afeitos ornamentais.

FANTOCHE: Boneco que tem a cabeça feita, geralmente, de massa de papel eco corpo de tecido, manipulado através de varetas ou da mão do operador, oculta em seu corpo.

FATO FOLCLÓRICO: Toda e qualquer manifestação coletiva da maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição e imitação e que tem como características a espontaneidade e a aceitação coletiva.

FESTAS POPULARES BRASILEIRAS: Manifestações de origem religiosa ou profana que envolve a participação direta dos indivíduos de uma ou mais regiões brasileiras. Exemplos: carnaval, festa junina, folia de Reis, festa do Divino, festa de São Benedito etc.

FIGURATIVISMO: Estilo de pintura que representa os objetos e figuras de forma real, naturalmente reconhecível.

FOLCLORE: Estudo das tradições de um povo expressas através de suas lendas, crenças, canções, danças, costumes, culinária etc.

FOLIA DE REIS: Grupo de homens levando bandeiras e outros símbolos de devoção, acompanhados de cantos, danças e palhaçadas. Costumam sair ás ruas dias antes do Natal,

FUTURISMO. Movimento literário e artístico surgido na Europa na prim. Década do séc. XX e que teve em Fillippo Marinetti, autor do Manifesto Futurista (1909), seu principal divulgador; reivindicou ruptura total com o passado, advogando novas formas, novos assuntos e novo estilo. Movimento de arte iniciado pelo escritor italiano Marinetti em 1909, buscava na poesia e na pintura uma expressão artística da modernidade. Captar e representar a dinâmica da forma e do pensamento foi a aspiração máxima de seus seguidores.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas

EFEITOS ÓPTICOS: Impressão visual produzida por formas, cores e outros elementos combinados provocando, aparentemente, distorções da representação real.

ENTALHE: Arte de esculpir em madeira ou outro material, através de cortes, formando figuras em relevo e matrizes para a reprodução de estampas.

ESCALA MONOCROMÁTICA: Gradação dos tons de uma mesma cor, obtidos através da mistura do branco ou preto.

ESCULTURA: Técnica de representar figuras ou organizar formas em três dimensões - comprimento, largura e altura -, esculpindo ou combinando elementos.

ESTAMPA: Impressão obtida em papel, tecido ou em outros materiais, de uma matriz feita de madeira, metal, pedra etc.

ESTILIZAÇÃO: Ato ou efeito de promover modificações nas linhas do modelo a ser representado, suprimindo, acrescentando ou simplificando formas e traços.

ESTILO. Conjunto de caracteres que

ESTRUTURA: Em arte: disposição ordenada das partes ou elementos de uma obra, seja ela de arquitetura, escultura ou até mesmo pintura ou desenho.

EXPRESSÃO PLÁSTICA: Arte de expressar idéias ou fatos através de elementos visuais e táteis, tais como: linhas, cores, volumes etc., reproduzindo formas reais ou imaginárias. Exemplo: desenho, pintura, gravura, escultura, arquitetura etc.

EXPRESSIONISMO: Movimento de arte surgido na Europa no ínicio do século XX e que entende a arte como expressão do mundo interior do artista, admitindo, assim, a deformação ou a alteração das cores e formas das figuras representadas.

EXPRESSÕES FISIONÔMICAS: Mudanças que ocorrem nas feições humanas de acordo com o momento, a situação e os sentimentos.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas

DANÇA: Expressão corporal que tem o som, o ritmo e o movimento como base. No folclore podemos citar: coco, dança de fitas, fandango, frevo, samba etc.

DECALQUE: Reprodução de figuras através de impressão ou transferência.

DECOMPOSIÇÃO DA LUZ: Fenômeno provocado pela passagem da luz branca por um prisma de vidro de forma triangular e que tem como resultado a separação dos raios luminosos nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

DECORAÇÃO: Arte de ornamentar um ambiente ou objeto acrescentando e organizando formas, detalhes, cores etc.

DESENHO ANIMADO: Gênero cinematográfico no qual cada desenho representa uma fração do movimento da figura ou cena e cuja filmagem utiliza a técnica do quadro-a-quadro. Quando é feita a projeção do filme, a imagem adquire movimento através da apresentação sucessiva dos quadros filmados.

DESENHO ARTÍSTICO: Modalidade de desenho na qual os artistas transmitem idéias, sensações, sentimentos etc.

DESENHO PUBLICITÁRIO: Diz-se do desenho voltado para a divulgação de idéias, produtos, instituições etc., veiculado através de diferentes meios de comunicação como cartazes, folhetos e anúncios, entre outros.

DESENHO TÉCNICO: Aquele que se utiliza de recursos de geometria para representar peças, utensílios, construções etc., acrescentando detalhes necessários para a sua execução.

DESENHO: Arte de representar, sobre uma superfície qualquer, figuras reais ou imaginárias, usando basicamente pontos, linhas e sombreados.

DESIGN: Projeto e desenvolvimento de bens que visam a satisfação física e psicológica do homem. O mesmo que desenho industrial.

DIAGRAMAÇÃO: Planejamento e cálculo gráfico e artístico das páginas de livros, revistas e de qualquer outro impresso.

DIAPOSITIVO: Reprodução fotográfica em filme positivo, apropriada para projeção. O mesmo que slide.

DRAMATIZAÇÃO: Representação teatral. Certas danças folclóricas também empregam a dramatização: bumba-meu-boi, chegança, pastoril etc.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas

CÂMERA: Aparelho destinado a registrar imagens em preto e branco ou em cores através de películas pré-sensibilizadas e processado posteriormente em negativo ou positivo. Exemplo: câmeras fotográficas, cinematográficas, de TV etc.

CARACTERES AUTOCOLANTES: São caracteres adesivos utilizados para compor letreiros. São comercializados prontos para serem colados sobre qualquer superfície.

CARACTERES TRANSFERÍVEIS: São caracteres comercializados em folhas transparentes, prontos para serem transferidos por decalque para qualquer superfície lisa, à qual aderem instantaneamente.

CARACTERES: Quaisquer sinais ou figuras empregados na composição de textos, anúncios etc. Exemplo: letras, algarismos e sinais diversos.

CARICATURA: Representação humorística de pessoas, fatos situações etc., na qual certas particularidades ou traços característicos são acentuados ou até mesmo exagerados.

CARNAVAL: Festividade de cunho folclórico que se dá nos três dias imediatamente anteriores ao início da quaresma, período de quarenta dias que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa. O carnaval é marcado por folias, folguedos e desfiles, com muita música, dança e fantasia.

CARTUM: Ilustração humorística que narra em poucos desenhos uma anedota, valendo-se da arte caricatura. Seu principal objetivo é levar o leitor, por meio da sátira, da ironia e do riso, a compreender de maneira crítica o comportamento humano.

CERÂMICA: Arte e técnica que tem por finalidade a produção, por cocção, de objetos modelados em uma pasta composta de argila e outros materiais purificadores. Arte da fabricação de peças e utensílios de argila cozida, tais como louças, vasos, estatuetas etc.

COMPOSIÇÃO ABSTRATA: Composição onde as formas não são naturalmente definidas, afastando-se da representação do real, através de uma interpretação livre do artista, independente de tema e assunto.

COMPOSIÇÃO FIGURATIVA: Obra que procura representar de maneira mais ou menos definida aspectos reconhecíveis da realidade natural.

COMPOSIÇÃO TIPOGRÁFICA: Composição realizada através de tipos, que são pequenos blocos em relevo, numa das faces, letras, números e outros sinais para serem reproduzidos através da impressão.

COMPOSIÇÃO: Distribuição e organização harmoniosa dos elementos que formam um todo.

COMUNICAÇÃO VISUAL: Ato ou efeito de expressar fatos ou idéias através da imagem, produto de diferentes manifestações artísticas.

CONCRETISMO: Movimento que, em artes plásticas, caracteriza-se pelo uso de figuras geométricas e outras formas, organização de acordo com a sensibilidade do artista e não originadas de modelos naturais.

CONSTRUTIVISMO. Movimento artístico que surgiu na Rússia em 1913, com Tatlin, Gaba, Pevnsner e outros; reagia contra os excessos do Cubismo e do Expressionismo.

CONTRASTE: Efeito produzido pela oposição entre as cores. Pode ser complementar ou simultâneo: Complementar: Aquela que resulta da aplicação de cores diametralmente opostas no círculo cromático. Simultâneo: Aquele obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre fundos de cores diferentes e que provoca aparentes mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.

COR: Sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Pode ser percebida de duas formas: cor-luz e cor-pigmento. Cor-luz: Aquela que pode ser observada através dos raios luminosos. Exemplo: arco-íris.Cor-pigmento: Aquela percebida através das substâncias matérias corantes na presença da luz. Exemplo: folha verde. Ex. A folha somente reflete a luz verde e absorve as outras cores que compõem a Luiz branca.

CORANTE: Substâncias que dá cor.

CORES ANÁLOGAS: São cores vizinhas no círculo cromático.

CORES COMPLEMENTARES: São cores diametralmente opostas no círculo cromático.

CORES FRIAS: Aquelas em que predominam o azul e o verde.

CORES NEUTRAS: Caracterizam-se pela não-predominância de tonalidades quentes ou frias. São consideradas neutras: cinzas, cinzas com ligeiras colorações quentes ou frias, beges, marrons e ainda o preto e o branco.

CORES PRIMÁRIAS: Também chamadas cores puras. Não se formam pela mistura de outras cores. São elas: vermelho, amarelo e azul.

CORES SECUNDÁRIAS: Cores resultantes da mistura de duas cores primárias. São elas: laranja, verde e roxo.

CORES TERCIÁRIAS: Resultam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas: amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado e amarelo-esverdeado.

CRENDICE: Crença em fatos ou coisas sem que se tenha, necessariamente, temor. Exemplos: beber água de certa fonte ajuda a encontrar namorado; quem pega o buquê jogado pela noiva casa primeiro etc.

CUBISMO: Corrente de arte de vanguarda surgida no início do século XX que tenta mostrar na pintura visões simultâneas do objeto, através da sua representação em vários ângulos, como se o artista se movimentasse em torno dele, vendo mais de um de seus lados.

CULINÁRIA: Arte de preparar alimentos. No folclore, alguns dos pratos mais populares são: vatapá, caruru, acarajé, feijoada, cocada, beiju, quindim etc.


Link para essa postagem


Grossário - Modalidades Artísticas

BALÕES: Recursos gráficos utilizados para transmitir diálogos, idéias, pensamentos, ruídos, sensações etc.

BANDEIRA: Símbolo que identifica uma nação, instituição, agremiação etc. Geralmente criação de um artista, a bandeira é confeccionada de tecido colorido. É muito usada nas festividades populares.

BARROCO: Período artístico que teve início no século XVI, na Europa, e terminou no século XVII. No Brasil, podem-se encontrar manifestações barrocas até meados do século XIX. Caracteriza-se pelo movimento sinuoso das formas, pela exuberância de detalhes e ornamentos etc. O Aleijadinho é considerado um dos mestres do barroco mineiro.

BICO-DE-PENA: Desenho ou técnica de desenhar em que é usada uma caneta especial com pena metálica e tinta nanquim principalmente. Executa-se o trabalho através da organização de traços pequenos e finos.

BIENAL: Exposição de arte realizada de dois em dois anos. No Brasil, temos os exemplos da Bienal de Artes Plásticas e da Bienal do Livro, realizadas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
BILRO: Peças de madeira ou metal, usada para confeccionar rendas.

BONECO: Esquema de paginação ou diagramação de um jornal, revista, livro etc., isto é, projeto gráfico de qualquer trabalho a ser impresso.

BUMBA-MEU-BOI: Bailado popular largamente praticado no Brasil, tendo como base um pequeno e simples enredo: um negro rouba um boi de estimação e o mata, porque sua mulher, grávida, sente vontade de comer língua de boi. O dono, branco promove então a ressurreição do boi, tarefa que cabe a um pajé ou médico. Exemplo “bumba-meu-boi”, 1959, óleo sobre madeira de Cândido Portinari.


Link para essa postagem


Eletricista que tinha 271 obras de Picasso é investigado

11/06/2011 - 15h03
DA EFE, EM PARIS


Pierre le Guennec, o eletricista de Picasso que mantinha em sua casa 271 obras desconhecidas do artista espanhol, está sendo investigado pela Justiça francesa assim como sua mulher, Danielle, e deverão comparecer no fim do mês para esclarecer como conseguiram obtê-las, revelou neste sábado (11) o jornal "Le Monde".


A juíza de instrução de Grasse (sudeste da França) Catherine Bonnici denunciou Pierre e Danielle Le Guennec em 3 de maio por receptação --beneficiar-se de um bem com pleno conhecimento de sua procedência como fato delitivo-- depois que a Promotoria dessa cidade próxima a Cannes abrisse uma investigação judicial em dezembro.


Uma apuração iniciada após a descoberta na casa do casal em Mouans-Sartoux (junto à côte D'Azur francesa) de 271 Picassos inéditos feitos essencialmente em 1910 e 1920, e que, segundo a versão deles, foram dados pelo artista pouco antes de morrer em 1973.


Segundo "Le Monde", o procedimento judicial marcou um ponto de inflexão com as informações apresentadas por Claudia Andrieu, a diretora jurídica da Picasso Administration --o organismo que administra a herança do artista--, que não quis comentar a acusação dos Le Guennec, mas mostrou-se confiante na continuidade.


A Picasso Administration foi quem levou o assunto aos tribunais no fim do ano passado, quando o eletricista --agora com 71 anos e que trabalhou entre 1970 e a morte de Picasso nas propriedades do artista na côte D'Azur-- levou as obras para pedir que fossem autenticadas.


Para os investigadores, o processamento se justifica pelas "contradições" entre as declarações do casal e os "elementos" apresentados pelos gerentes da herança.


Essas obras não poderiam ter ficado durante quase quatro décadas na propriedade que eles indicaram, além do que não se enquadram com os inúmeros presentes que Picasso e sua família fizeram desde a instalação na côte D'Azur em 1946.


Concretamente, as peças foram confeccionadas pelo artista 40 anos antes, ainda sem assinatura e data, ao contrário do que costumava fazer o artista, sempre assinar e colocar datas nas peças que costumava presentear, revela o vespertino francês.


Outro elemento suspeito é o fato de Jacqueline Picasso ter dado em 1983 a Pierre le Guennec 540 mil francos franceses (equivalentes a 82.317 euros). Não faz sentido que o tivesse feito dez anos após a entrega de um conjunto artístico avaliado em 80 milhões de euros.


A Justiça ampliou suas pesquisas sobre quem foi o último motorista de Picasso, entre os anos 1967 e 1973, Maurice Bresnu, morto em 1991, quem o artista havia presenteado com uma centena de desenhos e pinturas e 26 peças cerâmicas.


Uma parte dessa coleção de Bresnu devia ter sido leiloada em Paris em 9 de dezembro em benefício de seis herdeiros do motorista, mas a venda foi adiada a pedido destes.


Um dos herdeiros é justamente Pierre le Guennec, o que agora tentam esclarecer se entrou a serviço de Picasso por meio de Bresnu, que era seu primo.


Um magistrado citado por "Le Monde" resumiu a situação assinalando que "elementos deste quebra-cabeça começam a encaixar-se, embora a investigação não esteja nem de longe terminada, assim como não está provada a culpa do casal".



Link para essa postagem


trabalhos