Somos Arte

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada

Abertura 
ELISEU VISCONTI – 
A MODERNIDADE ANTECIPADA

Gigante da pintura e exímio decorador ganha mostra


A obra “Maternidade”, de Eliseu Visconti, integra a retrospectiva em cartaz na Pinacoteca

       Visconti não foi apenas um pintor. Seus trabalhos extrapolam a técnica tradicional - sobre tela, com uso de tinta a óleo-e ganharam destaque em outras superfícies: estudos para cartazes, vinhetas, tecidos, cerâmicas, vitrais e selos.
       Na exposição “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, que estréia amanhã (dia 10) na Pinacoteca, o público pode conferir a estética do autor italiano (1866-1944), radicado no Brasil, que mistura os resquícios do impressionismo brasileiro com o estilo “art nouveau”.
       Com curadoria de Rafael Cardoso e Mirian Serafim, as cerca de 250 obras em cartaz, produzidas entre 1890 e 1940, compõem um recorte expressivo de sua produção.
       Com narrativa cronológica, a retrospectiva é dividida por períodos e temas. Destaque para as obras “Gioventù” e “Sonho Místico”, esta última pertence ao Museu de Belas Artes do Chile e vem ao Brasil pela primeira vez.
        Responsável pelo desenho do pano de boca, do teto e das pinturas no “foyer” do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Visconti, segundo o curador Rafael Cardoso, “estava em compasso com as correntes artísticas mais avançadas, desde a década de 1890, muito antes daquilo que consideramos ‘arte moderna’ no contexto brasileiro”.

Pinacoteca – pça. Da Luz, 2, Bom Retiro, tel. 3324-1000. Ter.a dom.: 10h ás 17h30 (c/ permanência até as 18h). Abertura 10/12. Até 26/02/2012. Livre. Ingr.: R$ 6 (grátis p/menores de seis, maiores de 60 anos, e Sab.). Ingr.combinado: R$ 6 (Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado). CC: M e V. Estac. grátis.



Link para essa postagem


trabalhos