Somos Arte

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Polícia Federal encontra na Argentina conjunto de obras de Henri Matisse

Edição do dia 04/02/2012
04/02/2012 23h00 - Atualizado em 04/02/2012 23h00

Polícia Federal encontra na Argentina conjunto de obras de Henri Matisse


Delegado da Polícia Federal foi para a Argentina com a missão de buscar um lote de livros e gravuras roubados de bibliotecas brasileiras e encontrou 20 gravuras originais de Matisse no meio do material.


A Polícia Federal encontrou na Argentina um conjunto de obras do francês Henri Matisse, que havia sido roubado no Brasil.

Foi por acaso. O delegado da Polícia Federal foi enviado a Puerto Iguazu, na Argentina, para trazer de volta um lote de livros dos séculos 17 e 18 e gravuras roubados há cinco anos de bibliotecas brasileiras, e que tinham sido apreendidos pela polícia de lá.

No meio do material, encontrou 20 gravuras originais de Henri Matisse, o pintor e escultor francês, conhecido pelo uso da cor e do movimento. São 20 figuras coloridas e recortadas que retratam personagens do circo e ilustram poemas. A coleção foi chamada de Jazz.

Matisse tinha 76 anos quando criou essas pranchas. O pintor estava doente e tinha sido proibido pelos médicos de trabalhar com tinta a óleo, que é tóxica. Por isso passou a fazer colagens e recortes com papel colorido. Em 1947 foi feita uma tiragem de 250 exemplares numerados e assinados, um a um, por Henri Matisse. Cinco desses álbuns vieram para o Brasil.

A leiloeira especializada em arte Soraia Cals calcula que o conjunto de pranchas valha em torno de US$ 250 mil, mais de R$ 400 mil, no mercado internacional.

“Foi a recuperação de um tesouro. Realmente, foi uma apreensão extraordinária”, diz Soraia Cals.

Se os donos da coleção não forem identificados, as pranchas Jazz devem ficar com uma instituição publica do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Nacional
Edição: Edição do dia 04/02/2012


Link para essa postagem


trabalhos