Somos Arte

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atacada por cupins, obra de Portinari ainda não foi restaurada

13/02/2012 - 20h18

Atacada por cupins, obra de Portinari ainda não foi restaurada


DARIO DE NEGREIROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO
Três anos após a descoberta de que cupins atacavam a tela "A Sagrada Família", de Candido Portinari, um processo de restauração da obra ainda não foi feito.
A tela está avaliada em US$ 4,5 milhões (R$ 7,7 milhões) e faz parte do maior acervo sacro de Portinari, localizado na igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais. Ali estão expostas 23 telas de Portinari, além de obras do pintor Mozart Pelá.
O secretário de Esporte e Turismo da cidade, Antonio Carlos Correa, afirmou que a obra já foi descupinizada e que uma empresa realiza mensalmente o trabalho para a prevenção de cupins.
Correa admite, contudo, que o restauro ainda não foi feito. Segundo o secretário, a prefeitura já levantou verbas para o restauro junto a uma empresa local, mas o projeto não teria saído do papel por ainda não ter sido autorizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Segundo o professor Carlos Gutierrez, membro do conselho consultivo do Iphan, uma série de critérios técnicos precisam ser avaliados antes que o órgão conceda sua autorização.
Edson Silva/Folhapress
Quadro "Sagrada Família" de Candido Portinari é lacrado com plástico na igreja matriz de Batatais
Quadro "Sagrada Família", de Candido Portinari, é lacrado com plástico na igreja matriz de Batatais


Link para essa postagem


trabalhos