Somos Arte

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A História da Arte" do autor E.H. Gombrich

"A História da Arte" do autor E.H. Gombrich é um livro bem rico em informações que vão da Pré-História a Arte Moderna Mundial porém pouco fala sobre o Brasil, assim como, o livro
"História Moderna" do autor Giulio Carlo Argan que dá mais ênfase a arte Moderna e Contemporânea Mundial Internacional. Toda escola de arte adota um destes dois livros. Argan possui mais livros apesar deste ser o mais famoso.



"História da Pintura Moderna" do autor Hebert Read também é muito usado e possui uma leitura relativamente fácil outro livro do autor é "Escultura Moderna: História Concisa".
"Caminhos da Escultura Moderna" da autora Rosalind Krauss é um livro um pouco pesado em relação a leitura mas é bastante indicado para se conhecer a escultura.
O "Livro da Arte" publicado pela Martins Fontes é um pequeno dicionário ilustrado de artistas internacionais tanto pintores como escultores organizado em ordem alfabética onde você encontra uma obra de cada artista nele presente juntamente com uma pequena descrição desta obra. Em minha opinião é muito interessante embora não seja possível conhecer um artista através de uma obra só porém pode levar o leitor a pesquisar (se ele estiver interesse claro!).
"História da Arte" de Graça Proença é um livro sobre arte Internacional e Brasileira, não é muito grande entretanto consegue tratar do básico da arte desde a pré-história até o contemporâneo. A autora lançou um outro livro mais completo intitulado: Descobrindo a História da Arte. O primeiro livro da autora pode ser complementado por outro livro brasileiro intitulado "Viagem pela Arte Brasileira" de Alberto Beutternmuller que também vai tratar desde a pré-história até a atualidade e com curiosidade: no final de cada período, o autor coloca questões sobre o assunto abordado com exceção do tópico sobre arte contemporânea porque está não possui um padrão de definição. Estes dois livros (Graça Proença e do Alberto) são muito fáceis e gostosos de ler. São válidos até para quem não "entende" de arte.



Link para essa postagem


Rembrandt Van Rijn - Auto-Retratos

Rembrandt Van Rijn - Auto-Retratos - Completo

Auto-retratos de Rembrandt:
Sinopse: Pequeno filme em homenagem a Rembrandt e seus auto-retratos disponível para download no site: http://www.youtube.com/watch?v=ObnK02BjEqA




Link para essa postagem


OS IMPRESSIONISTAS - VINCENT VAN GOGH

Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo -- movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX.



Publicado em 17/03/2012 por pauloalx no Youtube


Link para essa postagem


trabalhos