Somos Arte

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Mistério de Picasso - Magnus Opus

O Mistério de Picasso - Magnus Opus
Ficha Técnica:
Título Original: Le Mystère Picasso Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 75 min Ano de Lançamento: 1956
Cor: Colorido Recomendação: Livre Legenda: Inglês, Português, Espanhol Idiomas/ Sistema de Som: Francês




Sinopse:
Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês (As Diabólicas, O Salário do Medo), está fazendo um filme. Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou em 1984 este documentário um tesouro nacional.
fonte: http://www.revistamuseu.com.br
download: http://www.gbicds.com/download-filme-o-misterio-de-picasso/


Link para essa postagem


A Vida de Leonardo da Vinci

A Vida de Leonardo da Vinci


Ficha Técnica:
Título Original: La Vita di Leonardo da Vinci; Tempo: 325 minutos; Cor: Colorido; Ano de Lançamento: 2005; Recomendação: Livre; Legenda: Português; Idiomas / Sistema de Som: Italiano - Dolby Digital 2.0; Formatos de Tela: FullScreen; País de Origem: Itália




Sinopse:
Pela primeira vez no Brasil, A Vida de Leonardo da Vinci é considerado o melhor e mais completo filme sobre esse grande mestre. Uma superprodução milionária da RAI filmada nas locações reais nas quais viveu o artista, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica. Esta edição especial em DVD duplo apresenta a minissérie completa em versão restaurada e remasterizada, com mais de cinco horas de duração. Conheça toda a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), de sua infância em Florença é sua morte na França, incluindo sua rivalidade com Michelangelo e a amizade com Botticelli. Acompanhe o processo de criação de suas principais obras-primas, como A última Ceia e Mona Lisa, seus desenhos da anatomia humana e suas inúmeras invenções. Além da atuação magistral de Philippe Leroy como da Vinci, essa obra monumental tem como destaque a direção de Renato Castellani, vencedor da Palma de Ouro em Cannes diretor de outra monumental série: A Vida de Verdi (1981). Pack em embalagem de luxo reforçada e rótulo dupla face, nos mesmos moldes de "O Leopardo" e "Ludwig".




fonte: http://www.revistamuseu.com.br

A Vida de Leonardo da Vinci - Parte 1/2 - Filme Completo




Link para essa postagem


Pollock


Pollock:


Ficha tecnica:
Título Original: Pollock Gênero: Drama Tempo de Duração: 117 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2000 Site Oficial: www.sonyclassics.com/pollock Estúdio: Brant-Allen / Fred Berner Films / Zeke Productions Distribuição: Sony Pictures Classics Direção: Ed Harris Roteiro: Barbara Turner e Susan Emshwiller, baseado em livro de Steven Naifeh e Gregory White Smith Produção: Fred Berner, Ed Harris e John Kilik Música: Jeff Beal


Sinopse1:
Ed Harris dirige e estrela a cinebiografia de Jackson Pollock, polêmico artista plástico que teve seu auge e sua decadência nas décadas de 40 e 50. Com Val Kilmer. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.




Sinopse 2
Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.


Referencia: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/pollock/pollock.asp
Filme trata sobre a biografia do artista a partir do momento em que ele encontra sua mulher que também era pintura e de quando ele começa a executar suas pinturas de ação (Action Paint)


Link para essa postagem


Moça do Brinco de Pérola


Moça do Brinco de Pérola:


FICHA TÉCNICA
Título Original: Girl with a Pearl Earring
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 min
Ano de Lançamento: 2003
Elenco: Colin Firth e Scarlet Johansson




Minha Sinopse:
Este filme é baseado na pintura do artista holandês Vermeer de mesmo nome tendo este como personagem secundário pois a principal é a musa inspiradora de seu quadro. O que achei interessante no filme é que ele conta a técnica do artista para pintar seus quadros assim como mostra que as tintas à óleo eram preparadas pelos próprios artistas e sobre os marchands.


Link para essa postagem


Sorriso de Monalisa


Sorriso de Monalisa:


Ficha Tecnica: Elenco
Título Original: Mona Lisa Smile
Origem: EUA
Ano: 2003
Diretor: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Dominic West, Juliet Stevenson, John Slattery.
Duração: 117 min.
Gênero: Drama
Distribuidora: Columbia


Sinopse:
O filme se passa na década de 50 onde as escolas preparam as mulheres para serem apenas esposas e na matéria artes a professora (Júlia Robert) tenta acordar suas alunas incentivando-as a interpretar através da arte assim como ensina que a arte não é apenas aquela do período clássico.


Link para essa postagem


Frida





Frida


Ficha Técnica

Título original: Frida
Ano: 2002
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Ana Tomas
Tempo: 123min
Censura: 14 anos
Site oficial: http://www.miramax.com/frida
País: Canadá, EUA, México
Distribuidora: Imagem Filmes
Produtora: Handprint Entertainment, Lions Gate Films, Miramax Films, Ventanarosa Productions


Elenco: Salma Hayek (frida), Antonio Bandeiras, Diego Luna, Edward Norton, Jofrei Rush e Alfred Molina (Diego Rivera).




Sinopse:
Conta a vida desta artista desde sua juventude quando ela sofre um grande acidente que a impede de ter filhos até sua morte. Frida Kahlo era filha de um alemão com uma Mexicana e adorava seu país e isso refletia em suas obras. A artista também pintou vários auto-retratos que retratavam principalmente suas dores sentidas pelas sequelas do acidente sofrido.


Link para essa postagem


Modigliani, Paixao pela vida

Modigliani, Paixao pela vida

Ficha Técnica
Título Original: Modigliani Gênero: Drama Duração: 128 min Elenco: Andy Garcia, Beatrice Chiriac, Elsa Zylberstein, Eva Herzigova, Hippolyte Girardot






Sinopse:
Andy Garcia protagoniza Modigliani e consegue deixar à flor da pele toda a sua loucura, sua intensidade e personalidade inquieta. O filme todo é uma mescla de alegrias e angústias, expectativas e frustrações. Emoções à flor da pele. Elza Zylbertein, que interpreta Jeanne Hébuterne, mulher de Modigliani, também se sai muito bem, emocionando no início e no final do filme, com gestos e olhares que dispensariam diálogos. Andy Garcia personifica o doce e boêmio pintor italiano Amadeo Modigliani, quando este habitava numa espelunca em Paris. Seus casos, seus quadros, suas brigas com Picasso. Tudo retratado com muita poesia. Com muita singeleza e autenticidade. Dá vontade mesmo de subir nas mesas e declamar poemas quando termina.
Fonte: (resumo tirado de: http://www.cinemacomrapadura.com.br


Link para essa postagem


Basquiat: Traços de uma vida

Basquiat: Traços de uma vida




Ficha Técnica
Título original: Basquiat Ano: 1996 Tempo: 57min direção e Roteiro: Julian Schnabel
Distribuidora: PlayArte Home Vídeo
Produtora: Eleventh Street Production, Jon Kilik, Miramax Films
Elenco: David Bowe como andy Warhol, Benicio Deltoro e pequenas participações de Christopher Walk, Willen Defoe, Courtney Love




Sinopse:
Filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Baquiat revela seu talento como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair na graça do pai da Pop Art, Andy Warhol. (resumo retirado do site:
http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html).
O filme é importante também porque mostra a discriminação sofrida pelo artista além dos perigos da fama e das drogas. Nome completo deste artista é: Jean Michel Basquiat.


Link para essa postagem


Goya

Goya

Ficha tecnica:
Diretor:Carlos Saura


Gênero: Drama Ano:1999 Duração:102 minutos Origem Espanha Distrubuidora: Lolafilms Distribución, S.A. Roteiro Carlos Saura Produção: Andrés Vicente Goméz Música: Roque Baños Fotografia: Vittorio Storaro Elenco: Francisco Rabal (Goya), José Coronado (Jovem Goya), Daphne Fernández (Rosario), Maribel Verdú (Duquesa de Alba), Eulalia Ramón (Leocadia), Joaquín Climent (Moratin), Cristina Espinosa (Pepita Tudo), José Maria Pou (Godoy)


Sinopse:
Aos 82 anos, o pintor Francisco de Goya vive no exílio com a última de suas amantes, Leocadia.

Reconstruindo os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula, ele se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba, cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno. Goya artista genial, que em momento algum abandonou a preocupação pelo seu país e pelo seu povo. A era de luz e cor da corte Bourbon abre caminho para o mesmo. Goya que, aos 46 anos, ficou surdo, um fato que gerou importante reviravolta em seu trabalho. Enquanto ficava claro na Espanha que os dias de absolutismo, sob as novas pressões do Iluminismo, chegava ao fim, Goya descobre um novo mundo criativo em suas pinturas soturnas e seus chamados caprichos.



Obs: A aparência do filme é soturna pois é como se ele passasse a noite porque trata de maneira psicologia o de surdez do artista ocorrida na sua velhice. Mostra muitas obras do artista porém elas são as menos famosas.


(resumo retirado do site Historia da Arte http://www.historiadaarte.com.br/filmografia.html)





Link para essa postagem


Van Gogh-Vida E Obra De Um Genio (1990) Filme

Van Gogh-Vida E Obra De Um Genio (1990)
Ficha Técnica:
Titulo Original: Vincent And Theo Gênero: Drama duração: 135 min País: Inglaterra Ano: 1990 Elenco e Equipe Técnica: Tim Roth,Paul Rhys,Kitty Courbais,Johanna Der Steege,Vladimir Yordanoff Distribuição: Mundial Direção: Robert Altman Resumo: 

Van Gogh - Vida e obra de um gênio

Título Original: 
Vincent & Theo
País: 
Alemanha - França - Holanda - Itália - Reino Unido
Ano: 
1990  
Direção: 
ALTMAN, Robert
Elenco: 
Tim Roth - Paul Rhys - Adrian Brine - Jean-François Perrier - Yves Dangerfield - Hans Kesting - Peter Tuinman - Marie Louise Stheins - Oda Spelbos - Jip Wijngaarden - Anne Canovas - Sarah Bentham - Jean-Denis Monory - Johanna ter Steege - Jean-Pierre Castaldi
Sinopse: 
O filme foca a trágica história do pintor honlandês Vincent Van Gogh e o relacionamento com seu irmão Theo, que trabalhava numa galeria de arte e sempre o ajudou.
Informações Adicionais: 
Onde Comprar:  
Amazon  
Download: 
Oron [rmvb]
Rapidshare [links]
Trilha Sonora Original: 



Link para essa postagem


Gestalt do Objeto (Livro)


"Gestalt do Objeto: Sistema de leitura Visual da Forma" do autor João Gomes Filho.


No livro, o autor identifica e comenta os elementos que estão presentes nas imagens do nosso dia a dia e que influenciam no nosso gostar ou desgostar de um trabalho. O livro é totalmente ilustrado para que o leitor entenda o que é dito, e no final é dado o exemplo de 13 leituras visuais. As dicas dadas são válidas para qualquer uma pessoas porque alguns dos elementos não são aplicados apenas nas artes podem ser aplicados no dia-a-dia já que nós somos cercados por imagens.


Link para essa postagem


Arte Secreta de Michelangelo (Livro)


"Arte Secreta de Michelângelo" Gilson Barreto e Marcelo Oliveira. Este livro faz uma relação entre arte e ciência porque através do estudo sobre a Capela Sistina estes autores descobriram partes do corpo humano nas representações das pinturas. E no Renascimento era muito comum os artistas realizarem a dissecação de corpos humanos para seus estudo e desenho, coisa que era proibida naquele tempo porém tinham que conhecer a anatomia de algum modo não é.


Os livros da autora Fayga Ostrower também são muito interessantes porque esta autora foi uma respeitada artista assim como uma professora que defendia a arte para todos e em um de seus livros ela vai contar essa experiência de levar a arte a um grupo de trabalhadores. Seus livros tratam sobre a criação artística e os elementos básicos da arte. Seus Livros são: "Acasos e Criações Artísticas", "Criatividade e Processos de Criação" "Sensibilidade do Intelecto", "Universo da Arte".



Link para essa postagem


trabalhos