Somos Arte

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pintura "Samba", de Di Cavalcanti, foi destruída em incêndio no Rio

14/08/2012 - 10h17

Pintura "Samba", de Di Cavalcanti, foi destruída em incêndio no Rio


DO RIO

Peritos da Defesa Civil e técnicos da empresa de seguros iniciaram na manhã desta terça-feira (14) uma avaliação dos danos causados pelo incêndio no apartamento do colecionador Jean Boghici.
O fogo começou no início da noite de segunda-feira (13) e atingiu o primeiro pavimento do dúplex localizado na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, zona sul do Rio.
A pintura "Samba", de Di Cavalcanti, foi destruída pelo fogo. A lista com as outras obras danificadas, no entanto, ainda não foi divulgada.
A família de Boghici ainda não teve acesso ao apartamento, que acabou interditado após o incidente.


Coleção do marchand Jean Boghici




O INCÊNDIO
O incêndio ocorrido na noite de segunda na cobertura do marchand e colecionador Jean Boghici deixou em estado de alerta o mercado de arte brasileiro.
Dono de uma galeria em Ipanema, ele mantinha em seu apartamento um acervo com pinturas de Tarsila do Amaral, Milton Dacosta, Cícero Dias, o quadro "Samba" de Di Cavalcanti, e outras dezenas de obras emblemáticas, brasileiras e estrangeiras.
Até as 22h desta segunda, ainda não se sabia a extensão dos estragos. Segundo os bombeiros, a família de Jean estava em casa quando o fogo começou, mas conseguiu escapar das chamas. Dois gatos morreram.
Diretor da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, Jones Bergamin classifica o acervo de Boghici como "a mais valiosa coleção particular de arte brasileira".
REPERCUSSÃO
"Não dá para calcular o valor das obras de Boghici. É algo na ordem de centenas de milhões de reais. Um pintura como 'Samba', de Di Cavalcanti, por exemplo, não tem preço", disse Jones à Folha, em entrevista por telefone, com a voz trêmula.
Nascido na Romênia, Boghici, 84, desembarcou no Rio, em 1949, e virou uma referência no mercado de arte da cidade, como galerista e colecionador.
Ivo Mesquita, diretor-técnico da Pinacoteca do Estado de São Paulo, chegou a ver de perto a coleção de Boghici.
"Cheguei a visitar duas vezes o apartamento dele. É uma coleção valiosíssima, formada por artistas-chaves para a arte brasileira. E o Jean ajudou a construir a história de muitos desses nomes. É um homem que ajudou a consolidar o circuito de arte no país", avaliou Mesquita, que recebeu a notícia quando participava da inauguração de uma exposição na segunda no Rio.
Amiga de Boghici, a curadora Vanda Klabin estava atônita diante da possibilidade de destruição das obras.
"Ele estava separando uma boa parte das obras na casa dele para o MAR [Museu de Arte do Rio, com inauguração prevista para setembro]", disse Vanda.

Veja mais:

Incêndio destrói acervo de um dos maiores colecionadores de arte do país



Link para essa postagem


trabalhos