Somos Arte

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Artes e Ofícios 1 – Para Todos


Artes e Ofícios 1 – Para Todos

“Artes e Ofícios 1 – Para Todos”
Após se consolidar como um importante espaço cultural na cidade, o Galpão do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo abriga agora mais um projeto paralelo à Bienal Internacional de São Paulo: a mostra “Artes e Ofícios 1 – Para Todos”.
“Artes e Ofícios 1 – Para Todos” é uma exposição coletiva formada por um único critério: a ordem de chegada dos participantes. Todos que levarem uma obra de arte até o Galpão do Liceu no horário determinado, a princípio poderão fazer parte da mostra (vide texto-convite). Essa proposta surgiu da reunião de alguns profissionais do campo da arte com um objetivo comum: realizar uma exposição na qual presencia-se uma suspensão de valores e hierarquias, criando assim um espaço experimental de colaboração, que operasse em rede e que se desdobrasse em uma série de debates.
Com este intuito, o grupo resgatou a importante figura do curador norte-americano Walter Hopps, que desenvolveu uma série de projetos entre os anos 60 e 70, segundo ele mesmo, “imprevisíveis e irregulares”.  Atuando sempre de maneira não convencional no circuito de arte contemporânea de seu tempo, Hopps se interessava em trabalhar outros formatos de curadoria e outras relações entre público e privado, institucional e anárquico.
Nos dias 02 e 03 de setembro, das 11h às 19h, o Galpão do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo estará de portas abertas para receber uma obra de arte de qualquer pessoa interessada em mostrar seu trabalho. Sem nenhuma curadoria, qualquer um poderá participar desde que siga as poucas especificações listadas no texto-convite que foi divulgado por email, facebook e através de uma rede de contatos pessoais e que está em anexo.
As especificações e informações gerais se encontram no blog do projeto - http://www.arteseoficios1.blogspot.com.br
Entre os organizadores e colaboradores do projeto estão: Bruno Mendonça, Eduardo Ortega, Erika Verzutti, Felipe Dmab, Heloisa e Nilo Cecco, Marcia Fortes, Marcio Harum, Marcos Farinha, Ricardo Sardenberg, Valeria Prata, entre outros.


Link para essa postagem


AGENDA



  1. confira a programação: 

    Dia 4

    11h – 13h Performance: Exercício N­º1 Hipótese sobre a construção| Nº198
    15h – 16h Performance: Amanhecer em Pompéia | Nº28
    15h – 18h Performance: Grand Tour | Nº83
    17h – 17h10 Performance: Plasma | Nº197

    Dia 5
                    
    11h – 18h Performance/montagem: Sem Título | Nº175
    14h – 18h Performance: Papier Collè (work in progress) | Nº96
    15h – 15h20 Performance: Embrião (da Série Instável) | Nº156
    15h – 18h Performance: Grand Tour | Nº83

    Dia 6

    11h30 – 12h30 Performance: Educativo | Nº135
    15h – 18h Performance: Grand Tour | Nº83


    Dia 8

    15h – 17h Workshop: desenho a nanquim | Nº266
    16h – 16h30 Performance: Do Dote ao Pacote | Nº39

    Dia 11

    11h – 18h Performance/montagem: Sem Título | Nº175

    Dia 12

    14h as 18h Performance: Papier Collè (work in progress) | Nº96
    15h as 15h20 Performance: Embrião (da Série Instável) | Nº156
    16h – 17h30 Palestra Jaguara : produzindo quadrinhos brasileiros | Nº25

    Dia 14

    10h as 12h Palestra Jaguara : produzindo quadrinhos brasileiros | Nº25

    Dia 15

    14h as 16h – game design: integrando arte e pixels | Nº25
    16h as 17h30 Palestra Jaguara : produzindo quadrinhos brasileiros | Nº25

    Dia 16
    13h - 13h10 - Performance: O bobo da cidade conta Passargada | Nº 339
    16h – 16h10 – Performance : Inventário 11 – Cartografias Invisíveis Fragmento Imagem 9 | Nº97






  2. FECHAMOS O RECEBIMENTO DE TRABALHOS AS 18:00 DO DIA 02/09 (HOJE).

    NO DIA 03/09 - SEGUNDA-FEIRA NÃO SERÃO MAIS RECEBIDOS TRABALHOS PARA A EXPOSIÇÃO DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO. ESTAREMOS APENAS FINALIZANDO A MONTAGEM DOS TRABALHOS QUE JÁ RECEBEMOS, PARA ABERTURA NO DIA 04/09, COMO CONSTA NO INFORMATIVO.

    AGRADECEMOS A TODOS A COMPREENSÃO E A PARTICIPAÇÃO.

    ATENCIOSAMENTE;

    ORGANIZAÇÃO
  3. Hoje o artista Bruno Mendonça e o produtor Marcos Farinha - integrantes do grupo de organização do projeto "Artes e Ofícios 1 - para todos" se reuniram com alguns alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo que farão parte da Equipe de Assistentes da exposição. 

    Mari, Malu, Letícia, Rute, Bruno e Tainá são alunos do curso técnico em Multimídia e serão responsáveis por toda a documentação audiovisual do projeto. Já a Luna é ex-aluna do Liceu e atualmente cursa Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP) - ela será responsável por desenvolver conteúdo e realizar atendimento ao público espontâneo.

    Neste encontro os alunos puderam se aprofundar mais na proposta do projeto e em como ele foi estruturado. Também foram debatidas questões conceituais e educativas. 

    1º Encontro com a Equipe:




    fotos: Bruno Bragante

  4. vista do Galpão do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo - foto: Marcos Farinha
  5. - Planta Baixa do Galpão do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.


  6. O projeto "Artes e Ofícios 1 - para todos" é uma exposição influenciada pelos projetos que o curador Walter Hopps desenvolveu nos Estados Unidos durante as décadas de 60 e 70. O objetivo desta mostra é ser um local democrático, colaborativo, que opere em rede, onde se desdobrarão debates e que no final seja um grande encontro. 


    - Não haverá seleção! Para participar você deve seguir as especificações abaixo:




    para saber mais: http://www.facebook.com/events/278130645635808/


    colaboradores/organizadores: Bruno Mendonça, Eduardo Ortega, Erika Verzutti, Felipe Dmab, Heloisa e Nilo Cecco, Marcia Fortes, Marcio Harum, Marcos Farinha, Ricardo Sardenberg, Valeria Prata, entre outros.


Link para essa postagem


Espaço recebe obras para exposição em SP


Espaço abre as portas para obras de arte sem curadoria

Redação em 29/08/12
A iniciativa é uma oportunidade para que os artistas mostrem seus trabalhos e troquem ideias
divulgação
Espaço promove projeto paralelo à Bienal Internacional de São Paulo
Para quem sempre sonhou em expor uma obra de arte de autoria própria e nunca conseguiu, a oportunidade é agora! O Galpão do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo promove a exposição “Artes e Ofícios 1 – Para Todos” e convida quem quiser para comparecer com sua obra nos dias 2 e 3 de setembro.
O espaço recebe e instala seu trabalho, sem curadoria, que ficará exposto e aberto ao público entre os dias 4 e 16, com entrada Catraca Livre. Serão aceitas obras como desenho, colagem, fotografia, pintura, escultura, instalação, vídeo, filme e performance.
A mostra é influenciada pelos projetos que o curador Walter Hopps desenvolveu nos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970. O objetivo é fazer do espaço um local democrático, colaborativo, que opere em rede, onde se desdobrarão debates e troca de ideias, que resultem em um encontro divertido e produtivo.
Para maiores informações, clique aqui.


Link para essa postagem


trabalhos